Se uma ambulância for acionada em resposta a alguém no meio de uma parada cardíaca ou alguma outra emergência com risco de morte, o aplicativo “GoodSAM” envia um alerta de telefone celular para socorristas e civis treinados para tratamento médico que estejam próximos da pessoa em perigo.

Para cada minuto que um paciente com parada cardíaca não recebe RCP – reanimação cardiorespiratória – ou desfibrilação, suas chances de sobrevivência caem em 10% – então recrutar a ajuda de pessoas próximos pode muitas vezes fazer uma grande diferença para a recuperação de um paciente.

O potencial de salvar vidas do aplicativo chegou recentemente às manchetes na Austrália depois que um paramédico de folga recebeu uma notificação da GoodSAM referente a um homem de 49 anos que havia desmaiado em sua casa em Melbourne na calada da noite.

Como o homem morava perto de sua casa, o paramédico correu em seu socorro e fez uma RCP até a chegada da ambulância.

“Eu nem tive tempo para tirar meu pijama”, disse o paramédico ao site 9News . “Eu apenas coloquei um moletom e desci para [sua] casa.”

Sua ações rápidas acabaram salvando a vida do homem – e seu resgate é apenas uma das muitas histórias de sucesso do aplicativo; A ministra da Saúde da Austrália, Jenny Mikakos, disse em entrevista que a plataforma já ajudou a salvar 20 pessoas desde o início do ano.

Embora o aplicativo originalmente limitasse seus participantes voluntários a enfermeiras e profissionais médicos treinados profissionalmente, representantes agora estão permitindo que qualquer residente regional com treinamento básico em primeiros socorros e CPR se aliste como voluntário no aplicativo.

De acordo com o site da GoodSAM, mais de 40.000 voluntários treinados estão registrados no sistema de alerta internacional do aplicativo e já responderam a cerca de 8.000 alertas.

***
Traduzido por Destaques Psicologias do Brasil, com base no original de GNN.
Cédito da foto destacada: Ambulance Victoria.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.