Um aposentado de Belo Horizonte deu uma lição de amor ao próximo ao usar seu tempo livre para desenvolver um banheiro móvel, com o intuito de oferecer banhos quentes para pessoas em situação de rua.

No final do ano passado, logo depois de se aposentar, César Cerne deu início ao projeto. À princípio, a ideia assustou toda a sua família. Afinal, sua intenção inicial era desenvolver um ônibus solidário que pudesse percorrer toda a cidade para oferecer o serviço à população de rua.

Os altos custos do projeto, no entanto, fizeram o aposentado mudar de ideia. Foi então criou um banheiro móvel, que circula pelas ruas de Belo Horizonte desde janeiro.

Todo o projeto foi realizado com recursos do próprio César. Ele precisou comprar vários equipamentos, dentre eles um chuveiro a gás. Segundo o aposentado, o “banho é a dignidade da pessoa”. Além do banho, as pessoas que vão até o veículo são presenteadas com roupas, xampu, cobertas e ainda um chocolate. O doce é indispensável, uma vez que César também é apaixonado pela guloseima.

A ação não ocorre em dias fixos, mas quando ele “sente a necessidade no coração”. As saídas às ruas quase sempre são feitas com sua esposa, seus filhos e outros membros da família. Em troca dos banhos que são oferecidos, ele diz que ganha sorrisos e boas histórias. Algo muito mais valioso do que é empenhado para ofertar o trabalho.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de R7.
Capa: Reprodução/TikTok

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.