Ataque cardíaco pode ser confundido com azia. Saiba diferenciar!

Claramente existem muitas semelhanças entre uma forte sensação de azia e um ataque cardíaco, o que faz com que muitas pessoas confundam as duas condições à princípio. Tendo em mente que essa confusão é comum e pode ser fatal, a Mayo Clinic, organização americana que trabalha com serviços e estudos médicos, decidiu produzir um guia que objetiva explicar as diferenças entre as duas condições e esclarecer quando é imperativo procurar assistência médica. Confira:

Até que ponto os sintomas de azia e de ataque cardíaco se sobrepõem?

Sim, azia, angina e ataque cardíaco podem ser extremamente semelhantes, fazendo com que até mesmo médicos experientes às vezes encontrem dificuldade para discernir de imediato qual é qual, fazendo necessária uma consulta ao histórico médico do paciente ou a realização de exames físicos para chegar ao diagnóstico.

A Mayo Clinic, portanto, defende que se vocêsentir dor torácica persistente (que não desaparece mesmo após várias horas) e não tiver a certeza de que é azia, ligue de imediato para os telefone de emergência.

O que é azia?

Azia é um desconforto ou dor real provocada pelo ácido digestivo que se move para dentro do tubo que transporta alimentos ingeridos para o estômago, o esófago.

Características típicas da azia:

– Começa como uma sensação de ardor na parte superior do abdómen e sobe para o peito;

– Geralmente ocorre depois de comer ou enquanto está deitado ou curvado;

– Pode acordá-lo durante a noite, especialmente se tiver comido dentro de duas horas antes de ir para a cama;

– Geralmente é aliviada por antiácidos;

– Pode ser acompanhada por um gosto amargo na boca – especialmente quando está deitado;

– Pode ser acompanhada por uma pequena quantidade de conteúdo estomacal que sobe para a parte de trás da garganta (regurgitação);

Sinais e sintomas mais prováveis de ocorrer em um ataque cardíaco

O enfarte do miocárdio envolve dor torácica súbita e esmagadora e dificuldade intensa para respirar, geralmente causada pelo esforço. Muitos ataques cardíacos não acontecem dessa forma, no entanto. Os sinais e sintomas de um enfarte variam muito de pessoa para pessoa. A azia em si pode acompanhar outros sintomas de ataque cardíaco.

Sinais e sintomas típicos de um ataque cardíaco:

– Pressão, sensação de aperto ou dor no peito ou braços que podem espalhar-se para o pescoço, mandíbula ou costas;

– Náusea, indigestão, azia ou dor abdominal;

– Falta de ar;

– Suores frios;

– Fadiga;

– Tontura ou desmaio súbito.

O sintoma mais comum de ataque cardíaco para homens e mulheres é dor ou desconforto no peito. Contudo, as mulheres estão mais propensas do que os homens a experienciar alguns dos outros sintomas, como dor na mandíbula ou nas costas, falta de ar e náuseas ou vómitos. Os problemas cardíacos são ainda mais comuns entre pessoas que sofrem de pressão alta, diabetes ou colesterol elevado. Fumar e sofrer de excesso de peso são outros fatores de risco.

Outros sintomas digestivos podem causar dor no peito?

Um espasmo muscular no esófago pode causar dor no peito semelhante à de um ataque cardíaco. A dor de um ataque da vesícula biliar também pode espalhar-se para o peito. Com a doença da vesícula biliar, pode sentir náuseas e uma dor intensa e constante no abdómen superior médio ou superior direito – especialmente após uma refeição gordurosa. A dor pode mudar para os ombros, pescoço ou braços. Novamente, se não tem certeza, procure atendimento médico de imediato.

Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Notícias ao Minuto.
Foto destacada: iStock.