Claramente existem muitas semelhanças entre uma forte sensação de azia e um ataque cardíaco, o que faz com que muitas pessoas confundam as duas condições à princípio. Tendo em mente que essa confusão é comum e pode ser fatal, a Mayo Clinic, organização americana que trabalha com serviços e estudos médicos, decidiu produzir um guia que objetiva explicar as diferenças entre as duas condições e esclarecer quando é imperativo procurar assistência médica. Confira:

Até que ponto os sintomas de azia e de ataque cardíaco se sobrepõem?

Sim, azia, angina e ataque cardíaco podem ser extremamente semelhantes, fazendo com que até mesmo médicos experientes às vezes encontrem dificuldade para discernir de imediato qual é qual, fazendo necessária uma consulta ao histórico médico do paciente ou a realização de exames físicos para chegar ao diagnóstico.

A Mayo Clinic, portanto, defende que se vocêsentir dor torácica persistente (que não desaparece mesmo após várias horas) e não tiver a certeza de que é azia, ligue de imediato para os telefone de emergência.

O que é azia?

Azia é um desconforto ou dor real provocada pelo ácido digestivo que se move para dentro do tubo que transporta alimentos ingeridos para o estômago, o esófago.

Características típicas da azia:

– Começa como uma sensação de ardor na parte superior do abdómen e sobe para o peito;

– Geralmente ocorre depois de comer ou enquanto está deitado ou curvado;

– Pode acordá-lo durante a noite, especialmente se tiver comido dentro de duas horas antes de ir para a cama;

– Geralmente é aliviada por antiácidos;

– Pode ser acompanhada por um gosto amargo na boca – especialmente quando está deitado;

– Pode ser acompanhada por uma pequena quantidade de conteúdo estomacal que sobe para a parte de trás da garganta (regurgitação);

Sinais e sintomas mais prováveis de ocorrer em um ataque cardíaco

O enfarte do miocárdio envolve dor torácica súbita e esmagadora e dificuldade intensa para respirar, geralmente causada pelo esforço. Muitos ataques cardíacos não acontecem dessa forma, no entanto. Os sinais e sintomas de um enfarte variam muito de pessoa para pessoa. A azia em si pode acompanhar outros sintomas de ataque cardíaco.

Sinais e sintomas típicos de um ataque cardíaco:

– Pressão, sensação de aperto ou dor no peito ou braços que podem espalhar-se para o pescoço, mandíbula ou costas;

– Náusea, indigestão, azia ou dor abdominal;

– Falta de ar;

– Suores frios;

– Fadiga;

– Tontura ou desmaio súbito.

O sintoma mais comum de ataque cardíaco para homens e mulheres é dor ou desconforto no peito. Contudo, as mulheres estão mais propensas do que os homens a experienciar alguns dos outros sintomas, como dor na mandíbula ou nas costas, falta de ar e náuseas ou vómitos. Os problemas cardíacos são ainda mais comuns entre pessoas que sofrem de pressão alta, diabetes ou colesterol elevado. Fumar e sofrer de excesso de peso são outros fatores de risco.

Outros sintomas digestivos podem causar dor no peito?

Um espasmo muscular no esófago pode causar dor no peito semelhante à de um ataque cardíaco. A dor de um ataque da vesícula biliar também pode espalhar-se para o peito. Com a doença da vesícula biliar, pode sentir náuseas e uma dor intensa e constante no abdómen superior médio ou superior direito – especialmente após uma refeição gordurosa. A dor pode mudar para os ombros, pescoço ou braços. Novamente, se não tem certeza, procure atendimento médico de imediato.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Notícias ao Minuto.
Foto destacada: iStock.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.