Efraín é um menino de 13 anos que vive na Argentina. De origem muito humilde, ele foi o primeiro membro da sua família a concluir o Ensino Fundamental. E não foi isso, pois ele encerrou o módulo com notas invejáveis. A história por trás dessas conquistas é incrivelmente comovente.

O menino mora em uma casa muit simples na zona rural, e por isso saía de casa todos os dias acompanhado de seu avô e caminhava 6 quilômetros até chegar à escola. Mas todo o esforço valeu a pena.

“Chegar a esse estágio (terminar o ensino fundamental) custou muito para ele. Ele vem de uma família muito humilde”, comentou Hugo Baricheval, o professor do menino. Efraín e sua irmã Celeste foram cuidados desde muito novos pelo avô.

“Além de cuidar das crianças, era ele quem caminhava todos os dias, junto com os netos, os 6 quilômetros que separam sua casa da escola”, acrescentou a professora.

Por conta de todo o esforço durante vários anos, esse garotinho e seu avô não conseguiram segurar a emoção quando ele recebeu o diploma primário. Quando lhe deram o diploma, os dois começaram a chorar, como se pode ver em uma fotografia que rapidamente viralizou na internet.

E depois que sua história se tornou conhecida, muitas pessoas quiseram ajudar o pequeno e contataram a escola. “O telefone começa a tocar desde cedo e não para. Estamos surpresos com o que está acontecendo, não podemos acreditar”, disse María Medina, professora da Escola 239 na zona rural de Pampa Chica.

A professora destacou que a família de Efraín nem ficou sabendo da fama do menino no país, porque não tem televisão nem computador. “Eles não sabiam de nada até ontem à tarde. Quando lhes contamos, eles ficaram sem palavras. Efraín me disse que não conseguia dormir à noite, está feliz, nervoso, ansioso. Tudo ao mesmo tempo”, disse ela.

Isso aconteceu em 2016, no entanto, serve como exemplo de que às vezes o caminho é difícil para se chegar ao sucesso, mas não quer dizer que seja impossível .

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Foto destacada: Anita Artaza.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.