Você integra o time daqueles que sempre aceitam um cafezinho logo após o almoço? Se sim, saiba que este hábito aparentemente inocente pode não ser tão saudável quanto se imagina. Isso se deve ao fato de que a cafeína é um estimulante e o seu consumo tem de ser controlado.

De acordo com o nutrólogo Roberto Navarro, bioquimicamente falando a cafeína é classificada como alcaloide e é possível encontrarmos diversas plantas que possuem a substância na sua composição. Dessa forma, em bebidas e alimentos com erva mate, guaraná, cacau e coca-cola também é possível encontrarmos a cafeína. Como tal, o cuidado não deve ter somente em conta o café, mas também esses produtos.

Para a nutricionista funcional Patrícia Davidson Haiat, o problema da cafeína é que a substância aumenta a produção de adrenalina e cortisol, vulgarmente conhecido como o hormônio do stress. Níveis elevados de stress provocam ansiedade, nervosismo e irritabilidade em quem excede a quantidade ideal de cafeína”, alerta Patrícia.

Há um limite de café por dia?

A nutricionista funcional responde: não existe. De acordo com a profissional, o organismo de cada pessoa processa a cafeína de forma diferente no organismo, algumas mais lentamente e outras mais rapidamente.

O último café do dia

Patrocia recomenda que o ideal é não consumir café após o almoço, sobretudo se for um almoço tardio, e restringir a bebida ao período da manhã. Todavia, se o desejo por cafeína for mais forte – duas da tarde é o limite. A nutricionista salienta que pessoas que metabolizam a substância de forma muito lenta, podem ficar com a cafeína ingerida de manhã por até 14 horas na circulação sanguínea.Sendo assim, o consumo mesmo feito de manhã ou de tarde pode atrapalhar a quantidade de horas de sono e a qualidade do descanso.

“O problema é que no dia seguinte a pessoa acorda sem energia, totalmente indisposta e como tal volta a tomar café para melhorar a disposição, acabando por entrar num ciclo vicioso”, finaliza a nutricionista.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Notícias ao Minuto.
Foto destacada: iStock.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.