Muitas vezes ouvimos que, para ter sucesso na vida profissional , é necessário ter um diploma universitário, mas isso não precisa ser inteiramente verdade.

Através de sua fundação, Bill e Melinda Gates estão procurando mais e mais empresas para contratar seus funcionários, dando prioridade às habilidades sobre o diploma universitário.

Sabe-se que o segundo homem mais rico do mundo frequentou a Universidade de Harvard, mas não terminou seus estudos, então essa atitude baseia-se em sua própria experiência.

Gates não é o único empresário que não tem diploma universitário, Steve Jobs e Mark Zuckerberg são dois outros exemplos mundialmente famosos.

Muitas empresas continuam a considerar o diploma universitário como um requisito indispensável para a concessão de empregos, mas Gates procura mudar essa mentalidade.

“A contratação baseada em habilidades é cinco vezes mais preditiva do sucesso no emprego do que a contratação apenas por diplomas”, escreveu Angela Cobb no blog da Bill & Melinda Gates Foundation.

Cobb é a líder do Projeto Novas Opções , uma iniciativa da Fundação Gates, em conjunto com uma organização chamada Innovate + Educate , que busca conectar pessoas em busca de emprego entre 16 e 24 anos.

A instituição Innovate + Educate publicou resultados de estudos realizados durante seus programas de conexão com funcionários e empresas. De acordo com esses resultados, as empresas que optaram por contratar pessoas sem um diploma, mas com maiores habilidades, aumentaram sua produtividade.

A tendência de dar menos peso ao diploma universitário para contratar funcionários ganhou popularidade e agora mais e mais empresas estão focadas em procurar funcionários criativos, com habilidades interpessoais.

Sem dúvida, o grau acadêmico ainda tem um peso na decisão dos empregadores, mas pouco a pouco as habilidades desenvolvidas são mais valorizadas.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução/Nation.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.