A pandemia de coronavírus afetou a sociedade de diferentes maneiras. Embora o mais grave de tudo seja a perda de vidas que esta crise de saúde trouxe, o distanciamento e a interrupção das atividades também causaram danos significativos.

Uma das áreas que tem tido mais problemas para continuar as atividades desde que as medidas de isolamento foram anunciadas é a Educação. Acontece que, para dar continuidade às aulas, as instituições de ensino tiveram que ministrar o conteúdo por meio de salas de aula virtuais.

Porém, embora possa parecer uma opção temporária para não paralisar o ano letivo, para muitos é uma tarefa extremamente difícil conectar-se às aulas online, seja pela falta de equipamentos adequados ou simplesmente pelo fato de que muitos alunos não possuem serviço de internet em casa. É exatamente este o caso destes pequeninos que moram em Los Naranjos, Ñemby, no Paraguai .

As crianças desta cidade tiveram sérios problemas para continuar seus estudos na Internet, então um cabeleireiro da vizinhança fez um gesto nobre para possibilitar que elas pudessem frequentassem suas aulas. Don Juan Ramón Caballero habilitou o wi-fi de suas instalações para que as crianças pudessem se conectar.

“Trabalho como cabeleireiro aqui há 30 anos. Algumas semanas atrás, uma das minhas vizinhas me abordou para perguntar se ela poderia usar minha internet para fazer o dever de casa. Claro que sim, disse a ela, porque também tenho filhos e sei como é difícil estudar assim ”, disse Caballero, em conversa com o Extra.

Assim como esta garotinha no início, ela foi acompanhada por mais jovens estudantes que apresentavam o mesmo problema, mas o homem de 65 anos não teve problemas para que mais deles se beneficiassem.

Dessa forma, as crianças começaram a se aproximar do cabeleireiro com uma mesa de madeira e alguns baldes de plástico, que usavam como cadeiras para sentar e estudar. Essa ação do cabeleireiro foi aplaudida pelos pais das crianças e por toda a comunidade.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Fotos: Daniel Ñamandú

Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.