Caminho para a cura: pesquisadores descobrem como eliminar HIV do corpo
Lab technician holding blood sample positive with HIV

A eliminação completa do vírus da imunodeficiência humana (HIV) no organismo de pessoas infectadas tem um grande empecilho: o fato de que ele consegue “fugir” do sistema imunológico, se escondendo nas células infectadas.

Entretanto, no último dia 22 de janeiro, a revista científica Nature trouxe duas descobertas que representam uma esperança de que esse cenário pode mudar.

Foram descobertas formas de reativar o chamado ‘vírus latente’, tornando-o vulnerável e passível de ser eliminado do sistema imunológico. O crédito dessa incrível descoberta é de pesquisadores e cientistas da Universidade da Carolina da Norte e da Universidade Emory.

Atualmente, os indivíduos infectados com o HIV recebem tratamento a partir da terapia antirretroviral, que restringe a infecção e a ‘esconde’ nas células T CD4+, impedindo a proliferação da doença.

A nova pesquisa se baseia no uso de medicamentos que invertem essa tendência e podem aumentar a carga do gene viral, tornando as células virais vulneráveis ​​à eliminação pelo sistema imunológico.

Testes preliminares foram realizados com sucesso em camundongos e macacos que receberam terapia antirretroviral. No primeiro estudo, foi usado um medicamento chamado AZD5582, criado de início para tratar o câncer, que é capaz de ativar o vírus HIV latente.

No segundo estudo, uma abordagem diferente foi implementada, combinando duas intervenções imunológicas. A equipe injetou um anticorpo para limpar as células T CD8 +, importantes para controlar a infecção.

Depois disso, aplicaram uma versão alterada da citocina IL-15 para mostrar que essa combinação fez com que o RNA viral aparecesse no sangue e nos tecidos onde anteriormente não havia sido detectado.

“Esta é uma conquista científica emocionante, e esperamos que seja um passo importante para um dia erradicar o vírus em pessoas vivendo com HIV”, disse Ann Chahroudi, uma das pesquisadoras da Universidade de Emory.

O próximo passo é tentar replicar os resultados bem-sucedidos nos seres humanos. De todo modo, essas pesquisas representam um importante avanço no conhecimento sobre o HIV e as formas como o vírus pode ser eliminado.

Destaques Psicologias do Brasil, com informações de RPA.
Foto destacada: Reprodução.