Um encontro semanal sozinho com o cônjuge fortalece o casamento. Esse conselho, verificado por milhares de casais, é reafirmado por um estudo da Universidade da Virgínia, que afirma que os casais que preservam um encontro semanal a sós tem uma relação mais saudável.

Não é a primeira vez que especialistas enfatizam a necessidade de os casais reservarem um tempo para desfrutar a companhia um do outro, sem a pressão do horário de trabalho, reclamações de crianças ou contas a pagar. Este é o momento crucial para o relacionamento se fortalecer e alcançar a vitalidade que talvez a rotina esteja extinguindo.

Mais compromissos menos divórcios: alguns minutos fazem a diferença

O namoro com um parceiro tem a capacidade de obter muitos benefícios no relacionamento, os sociólogos descobrem o seguinte:

Eles melhoram a comunicação: ao poder conversar sem a distração das crianças e do trabalho, a consulta permite que elas conversem sobre as coisas que os importam e motivam: seus sonhos, aspirações, também medos … Se eles falam sobre sonhos, podem compartilhá-los, buscar objetivos comuns. Se eles falam sobre problemas, eles fazem isso de forma construtiva e calma, proativa, o que é melhor do que reagir instintivamente e com pressa, cercado por crianças ou por estresse. Recomenda-se que as consultas sejam agradáveis ​​e não usadas para falar sobre problemas, mas, em qualquer caso, a necessidade de compartilhar entre os cônjuges deve sempre prevalecer. Melhor comunicação é a chave para o sucesso do casamento.

Aproveite a novidade: casais com anos de relacionamento tendem a “se acalmar” e perdem a emoção das novidades. Estudos mostram que fazer coisas novas em conjunto – passeios a cavalo, caminhadas, mountain bike, dançar ou assistir o pôr do sol – alivia a rotina e junta os cais em um desafio compartilhado, divertido e emocionante.

Melhora o relacionamento na cama: o namoro agrega criatividade e emoção e, ao permitir o diálogo, também pode ajudar nesse campo, incentivando você a experimentar coisas novas, novos ambientes, etc … Tudo isso fortalece o casamento.

Melhora o comprometimento: se houver pelo menos um dia reservado para um encontro semanal e ele for assumido como um compromisso inalterável, fica claro que é uma prioridade. O que reforça o sentimento de unidade e a importância de trabalhar para o relacionamento. Em outras palavras, é claro que, para cada cônjuge, o outro é uma prioridade.

O estresse é aliviado: sair para se divertir em casal, ou simplesmente relaxar juntos, tira o estresse, e isso é bom para o casamento, sempre ameaçado por doenças, problemas financeiros, conflitos no trabalho, entre outros … Vamos ver o outro sem nenhum fardo de irritabilidade, cansaço ou estresse, e isso ajuda a manter a chama do amor acesa.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com infromações de La Família.
Foto de capa: Andrea Piacquadio/Pexels.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.