‘Chapéus anticola’ viram moda em escolas e universidades das Filipinas

Estudantes de engenharia de uma universidade nas Filipinas foram responsáveis por desenvolver um curioso acessório que acabou se tornando moda em diversas outras universidades e escolas do país. A invenção em questão é o chamado “chapéu anticola”, criado com o intuito de evitar a famosa “espiadinha” sobre o ombro do colega de classe.

Os chapéus anticola surgiram na Bicol University College of Engineering, na cidade de Legazpi, quando uma professora estimulou seus alunos a criar e usar chapéus projetados para evitar que eles copiassem as respostas de seus colegas durante as provas.

“Eu disse que é uma boa ideia lembrá-los de não trapacear e manterem-se íntegros. Embora eu ainda acredite que, mesmo que não haja nenhum chapéu anticola, eles devem ser honestos. Mas a criatividade realmente vem dos alunos. Fiquei feliz e surpresa com a criatividade deles”, escreveu a professora de engenharia mecânica Mary Joy Mandane-Ortiz, em seu perfil no Facebook.

Os estudantes aderiram à sugestão da professora e usaram criatividade e bom-humor para desenvolver engenhocas caseiras com papelão reciclado, caixas de ovos e outros itens. Um dos alunos criou seus próprios óculos usando tubos de papel. Outros vestiram chapéus, capacetes e até máscaras de Halloween.

A professora, Mary Joy, relatou à BBC que a ideia surgiu a partir de uma técnica que teria sido usada na Tailândia nove anos atrás. Em 2013, estudantes universitários em Bangcoc foram flagrados fazendo provas enquanto usavam folhas de papel coladas na lateral da cabeça para bloquear a visão.

Mas a docente queria ir além e sugeriu que seus alunos criassem seus próprios aparatos. O resultado da experiência foi tão divertido e inusitado que ela começou a postar fotos de seus alunos em suas redes sociais.

A iniciativa causou grande repercussão nas redes sociais, virou notícia em jornais, TVs e sites locais e ainda estimulou outras universidades a seguir o exemplo, visando reprimir a cola durante os exames.

Mary Joy afirma que o desempenho acadêmico de seus alunos melhorou este ano, após a implantação da novidade. Eles acabaram motivados, pelas rigorosas condições do exame, a estudar muito.

“Estou muito feliz porque esse chapéu criativo teve um bom impacto sobre eles, O exame de meio período do curso de engenharia é assustador, estressante. Mas por causa dessa restrição, imposta de forma divertida, eles estão felizes em fazer o exame”, acrescentou.

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Destaques Psicologias do Brasil, com informações do UOL.
Fotos: Reprodução/Facebook/Mary Joy Mandane-Ortiz.






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