O céu será palco de um espetáculo inesquecível nesta semana, a chuva de meteoros lírida. O fenômeno, que teve início no último dia 14 e segue até o dia 30 deste mês, atingirá seu pico nesta quarta-feira à noite, 22, e promete encantar a todos que se dispuserem a deixar um pouco de lado toda a tecnologia e os afazeres em casa e olhar para cima. As informações são da CNN.

Não há chuva de meteoros iluminando o céu desde o início de janeiro, e será visível em todo o mundo.

E, ao contrário de 2019, a lua minguante permitirá uma melhor visão desses meteoritos brilhantes.

De acordo com o site CanalTech, as regiões Norte e Nordeste do Brasil serão privilegiadas em relação ao restante do país. Por lá, serão vistos até 16 meteoros por hora. Já na região Sul, estarão visíveis apenas 7 por hora. Ainda assim, este é um dos eventos astronômicos mais admirados, porque pode ser acompanhado por qualquer um e a olho nu, sem a necessidade de nenhum equipamento especial. Basta olhar para o céu e esperar as “estrelas cadentes” aparecerem!

A chuva ocorre todos os anos durante esse período, quando a órbita da Terra cruza a do cometa Thatcher. O cometa perde partes de si mesmo que voam para a nossa atmosfera a mais de 160 mil quilômetros por hora.

As líridas ganharam esse nome após a constelação Lyra. O chuveiro lírico é um dos mais antigos e conhecidos, com registros visíveis de meteoros que remontam a 2.700 anos, segundo o EarthSky.

Se você mora em uma área urbana, recomenda-se que procupe para um lugar que não esteja cheio de luzes da cidade que obstruam sua visão.

Encontre uma área aberta com uma ampla visão do céu. Certifique-se de ter uma cadeira ou cobertor para poder olhar para cima. E dê a seus olhos de 20 a 30 minutos para se ajustar ao escuro, sem olhar para o telefone, para facilitar a detecção de meteoritos.

E fique de olho em uma conjunção de Júpiter, Saturno e Marte no céu. Isso não acontecerá novamente em alguns anos, de acordo com a NASA.

***
Destaques Psicologias do Brasil.
Imagem destacada: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.