Boas notícias vindas do campo da ciência: A empresa Nanox, que é apoiada pelo programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi responsável por criar um tecido capaz de inativar o Sars-CoV-2.

De acordo com os cientistas, o tecido feito de uma mistura de poliéster e algodão (chamada polycotton) com dois tipos de micropartículas de prata impregnadas em sua superfície, eliminou 99,9% do vírus em até dois minutos em testes realizados em laboratórios.

Além dos testes para avaliar a atividade antiviral, antimicrobiana e fungicida, o tecido também foi avaliado para que os cientistas se certificassem de que haviam eliminado qualquer risco de causar problemas dermatológicos.

A partir de agora, será avaliada a duração do efeito antiviral das micropartículas do tecido. Em testes relacionados à propriedade antibacteriana, o material foi capaz de controlar fungos e bactérias mesmo após 30 lavagens. A equipe de pesquisa espera que a atividade antiviral seja mantida pelo mesmo tempo.

Ainda segundo os pesquisadores, as micropartículas de prata podem ser aplicadas a qualquer tecido composto por uma mistura de fibras naturais e sintéticas. Também foi testada a capacidade de inativação do novo coronavírus pela prata embutida na superfície de outros materiais, como filmes plásticos ou polímeros flexíveis, semelhantes aos usados em máscaras.

A Nanox já protocolou o pedido de patente e afirma que tem “alianças com empresas e fábricas dos setores têxtil, plástico e de polímero que o utilizarão na produção e comercialização de máscaras protetoras e roupas hospitalares”, explicou Luiz Gustavo Pagotto Simões, diretor da Nanox, em comunicado.

Um artigo sobre o desenvolvimento do material foi submetido à base de pré-prints do bioRxiv, assinado por pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e da Universidade Jaime I de Castelló, na Espanha.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Galileu.
Imagem destacada: Reprodução/RUVID.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.