Cientistas na Suécia criaram um líquido especializado, capaz de armazenar energia solar por mais de uma década. “O combustível” térmico “é semelhante a uma bateria recarregável, mas, em vez de eletricidade, é colocado sob luz solar e aquecido, para ser ativado sob demanda”, explicou Jeffrey Grossman, engenheiro que trabalha com esses materiais em o MIT.

A indústria solar vem crescendo rapidamente nos últimos anos; no entanto, durante o último ano, uma série de quatro documentos introduziu esta solução que, segundo seus criadores, será muito mais eficiente do que os painéis usados ​​atualmente.

Composição:

O fluido é na verdade uma molécula em forma líquida que os cientistas da Universidade Tecnológica de Chalmers, na Suécia, trabalham há mais de um ano.

A molécula é composta de carbono, hidrogênio e nitrogênio e, quando é atingida pela luz solar, faz algo incomum; Suas ligações entre os átomos são rearranjadas e se tornam uma nova versão energizada de si, chamada isômero.

A energia solar atual, como uma barragem presa em uma armadilha, é capturada entre as fortes ligações químicas do isômero e permanece lá, mesmo quando a molécula esfria à temperatura ambiente.

“Estamos demonstrando a operação de um sistema robusto que pode suportar mais de 140 ciclos de armazenamento e liberação de energia com degradação insignificante”.

Um dos cientistas da equipe também disse que é possível armazenar o isômero por até 18 anos.

O protótipo do sistema de energia foi colocado no telhado de um prédio da universidade, para ser testado. Segundo os pesquisadores, os resultados atraíram a atenção de inúmeros investidores.

A equipe já conseguiu que o sistema armazene 1,1% da luz solar e espera melhorar esses números, a fim de criar sistemas que se alimentem da luz solar e, assim, gerar energia mais limpa.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.