Não há canseira nesse mundo que uma boa noite de sono não dê jeito, já diziam as nossas avós. Mais do que necessário, dormir é tudo de bom. Não há preço que pague o prazer de tomar um banho relaxante depois de um dia atribulado e ir para a cama para desfrutar do sono dos justos. Mas, infelizmente, esse não é um prazer de que todos desfrutam. O que ocorre com muitas pessoas é que, assim que a hora de dormir chega, o sono simplesmente desaparece, e então se inicia uma longa jornada para tentar “cair nos braços de Morfeu”.

Como bem sabemos, desfrutar de uma boa noite de sono é essencial para a melhoria do humor, para repor as energias e ajudar na saúde mental de uma forma geral. Porém, há determinadas coisas que normalmente fazemos antes de ir dormir que podem atrapalhar o tão merecido descanso.

1 – Usar o smartphone

É preciso evitar ao máximo qualquer aparelho tecnológico que emita luz antes de dormir. Isso interfere na produção de melatonina, que é uma substância ligada à indução do sono. Se você não quiser abrir mão do hábito de mexer no celular antes de dormir, é recomendado manter uma distância de pelo menos 35 cm do rosto. E, ainda melhor, que diminua o brilho da tela.

2 – Tomar medicamentos

Medicamentos ou suplementos vitamínicos podem perturbar o sono. O ideal é conversar com um médico, para que o especialista possa decidir um melhor horário para se medicar sem que isso afete o seu descanso.

3 – Enviar mensagens de texto

Só se for uma emergência. Caso contrário, é melhor deixar a mensagem para o dia seguinte. Se tem o costume de deixar o celular perto da cama, coloque-o no modo silencioso pelo menos para evitar interrupções do sono. Acordar no meio da noite com uma chamada ou o som de uma mensagem não é saudável, pois o cérebro despertará de imediato – ficando em estado de alerta, o que muito provavelmente irá resultar numa noite de insônia.

4 – Comer chocolate

O chocolate é uma grande fonte de cafeína. Principalmente o chocolate preto que possui uma alta percentagem de cacau. Esse alimento também contém outra substância, a chamada teobromina, que tem o potencial de acelerar o batimentos cardíaco e afetar o sono.

5 – Ingerir comida picante ou gordurosa

Esse tipo de comida perturba o sistema digestivo, tornando a digestão mais difícil e demorada, o que por sua vez pode causar desconforto abdominal e resultar num maior risco de refluxo. O ideal é fazer uma refeição leve, no mínimo, duas horas antes de dormir.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Notícias ao Minuto.
Foto destacada: © DR

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.