Claudia Ohana revela sofrer de nosofobia; entenda o que é, quais são os sintomas e tratamentos

Em recente entrevista à revista Quem, a atriz Claudia Ohana, de 60 anos, revelou que sofre de nosofobia desde a infância.

Nosofobia é o medo irracional de doenças ou de contrair doenças. É um termo derivado do grego “nosos”, que significa “doença”, e “phobos”, que significa “medo”. Pessoas com nosofobia têm uma preocupação excessiva com a saúde e uma ansiedade intensa em relação a doenças, mesmo quando não há motivo para preocupação.

“Na verdade, não sou hipocondríaca. É medo de ficar doente. Mas eu sempre fui assim, desde pequena. É muito ruim. Mas comecei a trabalhar meu subconsciente. Estou lendo um livro sobre o poder do subconsciente e das palavras e do poder da mente sobre nós, o controle que temos. Todo dia eu falo coisas positivas e quando entro no pensamento da doença, eu falo: ‘Não, não estou com nada, estou ótima, maravilhosa, não é comigo que está acontecendo e tal’. Ajuda para c*lho”, disse a atriz, que está no ar atualmente na novela “Vai na Fé”, exibida às 19 horas pela TV Globo.

“Não vou para o hospital há muito tempo. Ia para o hospital antigamente. Eu sentia que eu estava tendo um treco. Com qualquer coisa. Uma vez estava pingando sangue do meu nariz. Já pensei: ‘Estou com um tumor cerebral, vou morrer agora’. Em vez de esperar um dia. Pingou sangue, para mim, já era tumor cerebral”, continuou Claudia.

“Sou proibida de ver o Google, nem posso ler bula de remédio. Mas não tomo qualquer remédio, porque eu tenho medo de remédio também. Mas vejo todos os seriados de medicina. Tenho diploma de médica com ‘Grey’s Anatomy’”, finalizou a atriz.

Os sintomas da nosofobia podem incluir preocupação constante com a saúde, medo intenso de doenças graves, evitação de situações que possam envolver doenças, compulsões relacionadas à higiene, como lavar as mãos repetidamente, e busca constante por informações sobre doenças e sintomas.

A nosofobia pode afetar significativamente a qualidade de vida de uma pessoa, causando estresse, ansiedade e isolamento social. É importante buscar ajuda profissional se o medo de doenças estiver interferindo nas atividades diárias e no bem-estar emocional.

O tratamento para nosofobia geralmente envolve terapia cognitivo-comportamental, que visa identificar e modificar padrões de pensamento negativos e irracionais relacionados à saúde. Medicamentos podem ser prescritos em casos graves, quando a ansiedade é debilitante.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações da Revista Fórum.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.