Os reflexos da pandemia do novo coronavírus já podem ser sentidos na nossa sociedade, e um dos mais preocupantes é queda no estoque dos bancos sangue. Uma das mais afetadas é a Fundação Pró-Sangue, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, que está operando apenas com 40% da reserva necessária (todos os tipos sanguíneos) para oferecer atendimento a mais de 100 instituições de saúde da rede pública.

Também foi bastante afetado o Centro de Hematologia e Hemoterapia, da Unicamp, em Campinas, SP, onde o número de doadores caiu em cerca de 70% após o anúncio da pandemia. No IBCC Oncologia a queda foi de 50%.

Diante deste cenário, os alunos da Escola Superior de Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo se mobilizaram para doar sangue durante três dias, a partir da última quarta-feira (18), com objetivo de suprir o estoque e garantir a manutenção dos atendimentos médicos de emergências. A previsão era de 180 doações, de acordo com o Portal do Governo de São Paulo.

NÃO PODEM DOAR SANGUE aqueles que estiverem resfriados ou que apresentarem sintomas parecidos com os da gripe não devem ir aos hemocentros. Pessoas que também tiveram contato com infectados ou casos suspeitos do novo coronavírus devem esperar pelo menos 30 dias para doar.

PODEM DOAR SANGUE as pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. O limite superior para a primeira doação é 60 anos. Ou seja, quem tiver 61 anos ou mais e nunca doou não pode doar mais.
Recomenda-se ainda evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes.

Para doar sangue, o agendamento pode ser feito pelo e-mail: agendamento@prosangue.sp.br ou pelo telefone (11) 4573-7800.

O IBCC Oncologia também colocou a disposição dos doadores o número de telefone (11) 3474-4280 para que sejam agendados dia e hora para doação.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Catraca Livre e Portal do Governo.
Foto destacada: Divulgação.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.