O prefeito da cidade de Niterói, Axel Grael (PDT), recebeu um pedido polêmico do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Niterói (Sindilojas Niterói). Eles querem que seja revertida a alteração do nome da Rua Coronel Moreira César, que foi rebatizada para Rua Paulo Gustavo após o falecimento do ator.

Questionado pela UOL sobre o motivo pelo qual a decisão foi tomada, o presidente da entidade Charbel Tauil, afirmou que a mudança prejudica os comerciantes da região.

Segundo ele, os lojistas precisarão arcar com os custos de alterar o endereço em materiais de marketing, e também nos documentos de suas empresas, já que fornecedores não fecham contratos caso o nome da rua esteja diferente no endereço de entrega e no CNPJ.

Ao ser questionado se o sindicato já recebeu reclamações sobre problemas do tipo desde a mudança, ocorrida no dia 19 de maio, Tauil respondeu que não, porque a instituição não tem esse tipo de alcance com os filiados.

No ofício que foi enviado à Prefeitura no dia 10 de maio, antes da aprovação da mudança, o sindicato diz que vê como “justíssima” a homenagem, mas questiona a consulta pública que a originou: “A pergunta da consulta (‘Você concorda com a substituição do nome da Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, para Rua Ator Paulo Gustavo?’) não deixava margem para nenhuma outra sugestão, praticamente direcionando o votante”.

O presidente do sindicato ainda questionou a “temporalidade” da pergunta. “A consulta foi feita no mesmo dia da morte. Na emoção, obviamente 100% da população vai dizer ‘sim'”.

Quando perguntado se a homenagem poderia trazer benefícios para os comércios aumentando a circulação na região, Tauil respondeu:

“É bonito? É bonito, mas imagina mudar o seu nome? É a sua história.”

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UOL TV e Famosos.
Foto destacada: ANDRÉ CYRIACO/ESTADÃO CONTEÚDO.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.