Como pessoas inteligentes lidam com pessoas tóxicas

A maneira como as pessoas inteligentes lidam com as pessoas tóxicas diz muito sobre suas habilidades psicológicas. Não se deixam sobrecarregar, sabem impor limites e têm consciência do impacto que esta dinâmica desgastante tem na sua própria saúde. Assim, um dos melhores presentes que podemos nos dar é aprender a neutralizar e administrar todas as estratégias que esse tipo de perfil aplica.

As pessoas tóxicas não apenas ferem os outros emocionalmente, mas também são uma ameaça à saúde. Além disso, algo que se vê frequentemente é o fato de que quando um comportamento tóxico se enraíza em um ambiente, se estabelece um padrão de comportamentos prejudiciais e cínicos em todas as pessoas envolvidas.

Vários estudos nos revelam que, se há um cenário onde o comportamento tóxico abunda, é o trabalho. Especialmente naqueles ambientes de trabalho onde a produtividade é fundamental. É aí que aparecem a desconfiança, a competição, a inveja, a frustração e aqueles danos pessoais que ameaçam todo o bem-estar sistêmico da organização.

Porém, como sabemos, também não falta esse tipo de presença no ambiente familiar. Pessoas que, devido à sua personalidade ou situação particular, apresentem comportamentos nocivos para com os seus filhos ou parceiros. Nestes últimos casos, o impacto e o desgaste podem ser maiores porque lhes é acrescentado um componente emocional, um vínculo estreito.

psicologiasdobrasil.com.br - Como pessoas inteligentes lidam com pessoas tóxicas

Como pessoas inteligentes lidam com pessoas tóxicas?

A maneira como as pessoas inteligentes lidam com pessoas tóxicas responde a vários fatores. A primeira é a suposição simples e evidente de que todo comportamento tóxico é ilógico. Entender isso nos ajudará muito, pois deixaremos de dar tanta relevância a uma série de atos e palavras sem sentido, onde o objetivo é quase exclusivamente projetar desconforto, frustração e emoções negativas em alguém.

Em segundo lugar, há um aspecto que não podemos ignorar. Como nos revelou um estudo do Departamento de Psicologia Clínica e Biológica da Universidade Friedrich Schiller, na Alemanha, a exposição contínua a essa série de dinâmicas afeta nossa saúde mental.

Experimentamos aumento do estresse, ansiedade, exaustão e dificuldade de concentração e pensamento claro. Ter isso em mente desde o início nos encorajará a estabelecer limites apropriados. Vejamos, portanto, como as pessoas inteligentes lidam com as pessoas tóxicas através das chaves a seguir.

Se concentram em soluções, não em problemas.

Quando convivemos com uma pessoa tóxica, vivemos sob constante ameaça . É como ver uma barbatana de tubarão pairando ao nosso redor todos os dias. Desta forma, preocupamo-nos mais com a sua presença, com o que diz, não diz, faz ou não faz do que em aplicar estratégias para fazer com que a sua presença não nos afete tanto.

Pessoas inteligentes são mais orientadas para soluções do que focadas em comportamento tóxico. Assim que algo as preocupa ou incomoda, elas reagem instantaneamente.

Definem limites o mais rápido possível

Já sabemos que é preciso ter uma boa capacidade de resposta. No entanto, que tipo de ação devemos tomar para conter o comportamento tóxico? Bem, o que devemos saber é que nesses casos nem sempre vale a pena fugir ou é possível nos distanciarmos.

Você tem que estabelecer limites, barreiras protetoras. Para isso, é necessário deixar claro para a pessoa em questão que suas ações têm consequências. Que nem tudo é permitido, que certos comportamentos machucam e criam ambientes nocivos.

Devemos deixar claro para eles desde o início quais são nossas linhas vermelhas, aquelas que não vamos permitir que ultrapassem.

psicologiasdobrasil.com.br - Como pessoas inteligentes lidam com pessoas tóxicas

Mantém um controle emocional

Devemos estar plenamente conscientes de nossos estados emocionais. Se sentirmos desgaste ou esgotamento psicológico, devemos administrar essa situação. Primeiro, entenda que ninguém precisa tirar nossa alegria ou calma. Segundo, não dê relevância excessiva em sua vida àqueles que simplesmente não conquistaram seu lugar nela.

Como nunca é possível impor distância física, o melhor é impor distância emocional, levantar a guarda e nos proteger.

Praticam empatia cognitiva em relação à pessoa tóxica

A aplicação de uma empatia cognitiva será sempre preferível à empatia emocional nestes casos. O que queremos dizer com isso? Simplesmente que é altamente recomendável poder entender o que a pessoa tóxica pode estar passando. Talvez por trás daquela dinâmica exaustiva haja um perfil com uma depressão escondida. Alguém com baixa auto-estima ou problemas pessoais.

A empatia cognitiva nos permite entender a realidade de outras pessoas sem nos impregnar de suas emoções. Uma estratégia que define a forma como pessoas inteligentes lidam com pessoas tóxicas.

psicologiasdobrasil.com.br - Como pessoas inteligentes lidam com pessoas tóxicas

Cuidam de sua sua saúde e bem-estar

Podemos ter uma ou mais pessoas tóxicas ao nosso redor. Podemos até mesmo lidar com elas de forma eficaz. Porém, há algo que você não deve perder de vista nem por um dia: a sua própria saúde. Portanto, devemos priorizar a alimentação, o descanso e o lazer.

Aprender a se desconectar e não pensar nas ações dessas pessoas com comportamentos nocivos permitirá que você ganhe qualidade de vida. É claro que custa muito, já que estamos falando de pessoas que são especialistas em criar armadilhas. Seja como for, sejamos essas pessoas inteligentes que sabem viver, também, acima dessas circunstâncias.

PS: É importante ressaltar que “uma forma inteligente de lidar com algo” não quer dizer que as pessoas que possuem dificuldades em situações similares são “menos inteligentes”. O texto enfatiza a separação emocional e a racionalização como ferramantas de defesa.

Você está precisando por uma situação difícil? Procure ajuda!

***
Destaques Psicologias do Brasil, com infromações do site La Mente es Maravillosa.
Imagens: Reprodução.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.