Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos, afirmam ter descoberto o elemento que identifica e prova se uma amizade é realmente verdadeira: as gargalhadas.

Para o estudo, os pesquisadores gravaram 48 áudios de risos de alunos que frequentavam a Universidade da Califórnia em Santa Cruz, nos EUA. Alguns desses estudantes universitários eram amigos, enquanto outros não.

Em um próximo passo da experiência, os pesquisadores colocaram os áudios tocando para serem escutados por 966 pessoas de diferentes países. Segundo os dados apurados, em 61% dos casos os voluntários foram capazes de identificar com sucesso quais os áudios registravam as gargalhadas de amigos, valor que subiu para impressionantes 80% quando esses risos pertenciam a de mulheres.

Bryant e os outros investigadores sugerem que as experiências realizadas mostram que as gargalhadas entre amigos são regra geral mais espontâneas, de modo que mesmo pessoas de diferentes partes do planeta conseguem identificar essas relações íntimas.

As risadas em questão incluíam irregularidades no som e frequência, o resultado de entusiasmo natural e autêntico.

De acordo com os cientistas a forma como os seres humanos se expressam através do riso poderá ter desempenhado um papel essencial no modo como aprendemos enquanto espécie a cooperar uns com os outros. “Em espécies altamente cooperativas como as nossas é importante para indivíduos identificarem alianças sociais corretamente”, explicou Bryant. “Se o riso ajuda as pessoas a alcançar esse objetivo, é possível que tenha tido um papel no desenvolvimento da comunicação social, e na sua relação com interações cooperativas”.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Lifestyle.
Foto destacada: Reprodução da série Grey’s Anatomy.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.