Composto de tomate pode evitar diabetes, segundo cientistas

Cientistas franceses descobriram que um composto encontrado no tomate pode oferecer uma nova maneira de combater o diabetes.

Uma pesquisa financiada pelo governo francês mostrou que o licopeno, a substância que dá a cor vermelha aos tomates, combate o processo inflamatório que causa a doença.

Agora, um projeto de pesquisa está sendo planejado para produzir uma pílula de licopeno modificada para ser usada em testes em humanos.

A equipe francesa liderada pelo Dr. Jean-François Landrier, diretor da divisão de saúde cardiovascular e nutricional do Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde da Universidade de Marselha, demonstrou que o licopeno diminui esse processo inflamatório e retarda o desenvolvimento de resistência à sinalização da insulina.

“Sabemos que a inflamação nas células de gordura chamadas adipócitos está fortemente ligada à resistência à insulina”, disse ele. “Depois que descobrimos que o licopeno ativa um efeito anti-inflamatório nos adipócitos, pensamos que ele poderia ter um efeito sobre a resistência à insulina – e isso acontece.

“Fomos um dos primeiros grupos a mostrar esse efeito, e agora foi apoiado por uma série de outros estudos”, acrescentou Landrier.

Seu grupo agora está identificando qual composto de licopeno é mais eficaz e mais facilmente absorvido pelo organismo, com vista à criação de estudos em grande escala em humanos usando pacientes diabéticos.

A Dra. Miriam Ferrer, cientista da FutureYou Cambridge, uma empresa britânica que já desenvolveu um suplemento de licopeno chamado “Ateronon”, disse que a recente descoberta é “excitante”.

“Da pesquisa com Cambridge e Harvard Universities, estamos cientes que as propriedades anti-inflamatórias do nosso licopeno ou ‘pílula de tomate’, como é comumente conhecido, poderiam ser benéficam no tratamento da diabetes.” ela disse.

“Todo o trabalho de licopeno até agora tem sido em células ou configurações pré-clínicas”, acrescentou. “A perspectiva de agora passar para testes em humanos é muito emocionante”.

A Diabetes UK, instituição beneficente que apóia os pacientes da doença, também acolheu a pesquisa.
Georg Lietz, professor de nutrição internacional da Universidade de Newcastle, disse que muito mais trabalho é necessário para provar que um suplemento de licopeno realmente pode produzir benefícios, mas será um novo e excitante corpo de pesquisa para tratamentos de diabetes.

“Ele potencialmente tem um efeito anti-inflamatório, há algumas evidências de que pode ter um impacto sobre o desenvolvimento da obesidade e há uma ligação clara com os seus benefícios na redução dos danos das doenças cardiovasculares”, disse Lietz.

“No momento, não temos muita compreensão de seu impacto sobre o tecido adiposo [gordura], e essa pesquisa será interessante.”

Destaques Psicologias do Brasil, com informações de GNN.
Foto destacada: Pexels.