Não há dúvida de que a educação é um dos pilares fundamentais de uma sociedade, porém quando não há recursos suficientes para construir escolas, milhares de crianças são afetadas por não terem acesso a espaços de aprendizagem e infelizmente crescem sem poder estudar.

Diante dessa situação, uma organização sem fins lucrativos chamada Hug It Forward, fundada por Zach Balle, Heenal Rajani e Joshua Talmon em 2009, se estabeleceu na Guatemala para ajudar comunidades de baixa renda a construir escolas feitas com garrafas plásticas e outros materiais não recicláveis.

Desta forma, desde 2009 diferentes comunidades rurais da Guatemala construíram com sucesso 116 escolas de mamadeira, beneficiando não só crianças e jovens a serem educados, mas também oferecendo infraestrutura desenvolvida sob uma alternativa sustentável de reciclagem de resíduos.

Os projetos de construção das escolas de mamadeira são administrados pelas próprias comunidades rurais e, após a finalização do processo de inscrição, elas devem coletar pelo menos 6.500 garrafas plásticas e outros materiais não recicláveis. Posteriormente, recebem a ajuda da organização e a prefeitura local paga as despesas dos pedreiros que participam da construção da obra.

Desta forma, a comunidade, os pedreiros e os voluntários, iniciam a construção com as fundações, pilares e vigas de concreto armado, enquanto as paredes são feitas com ‘eco-tijolos’ à base de materiais reciclados, tornando-se uma opção mais barata de construir do que as escolas tradicionais, oferecendo uma alternativa sustentável, que também gera orgulho e sentimento de posse para as comunidades, por participar diretamente da construção. Além disso, o Ministério da Educação é responsável pela contratação de professores.

Além disso, a organização Hug It Forward também promove outras práticas de sustentabilidade para aumentar a conscientização sobre o lixo na Guatemala e em outros países e afirmou que: “Nosso objetivo é compartilhar a tecnologia da escola de garrafa para que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo possa crie sua própria escola de mamadeira, onde for necessário”.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.