Condição comum pode ser um alerta para câncer agressivo, aponta estudo

Um novo estudo, conduzido pelo Boston Medical Center, revelou dados que servem como um importante alerta: pessoas que sofrem com cálculos biliares (pedras na vesícula) são seis vezes mais propensas a desenvolver um câncer agressivo de pâncreas.

Em muitos casos, o câncer de pâncreas é fatal, pois geralmente o diagnóstico só surge quando o paciente já está nos estágios finais da doença. Estima-se que somente cerca de 10% a 20% das pessoas com a doença recebem o diagnóstico quando o câncer ainda está localizado e pode ser curado com cirurgia.

“Acho que o que realmente espero que as pessoas tirem disso é que os pacientes precisam de um bom acompanhamento”, disse a autora do estudo, Dra. Marianna Papageorge.

“E isso são todos os pacientes, obviamente, mas especialmente para pacientes que estão apresentando doença de cálculos biliares ou têm a vesícula biliar removida. Esses pacientes precisam ter certeza de que estão sendo acompanhados por seu médico, seu cirurgião, quem quer que seja, para que, se outro sintoma aparecer, eles possam ser tratados em tempo hábil.”, completou.

Durante o estudo, os pesquisadores se debruçaram sobre registros de 2008 a 2015 em um banco de dados com 18.700 pacientes de adenocarcinoma ductal pancreático (PDAC).

A equipe de pesquisa apurou que 4,7% das pessoas com PDAC foram diagnosticadas com cálculo biliar no ano anterior ao diagnóstico de câncer. Além disso, cerca de 1,6% tiveram suas vesículas removidas.

Já entre aqueles que não tinham diagnóstico de câncer, apenas 0,8% tiveram diagnóstico de cálculos biliares e 0,3% tiveram suas vesículas removidas.

“Não fomos capazes de determinar interações causais, mas uma hipótese é que isso causa inflamação na área do pâncreas, então essa inflamação de irritação crônica que também pode levar à displasia e, finalmente, ao carcinoma”, explicou a Dra. Papageorge.

O estudo não está afirmando que a doença do cálculo biliar cause câncer no pâncreas; apenas que uma pequena porcentagem de pessoas tem ambos os problemas.

Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Catraca Livre.
Foto destacada: Jelena Stanojkovic/istock