Um novo estudo, ublivcado recentemente no periódico Neurology apresenta um ecelente motivo para dizer não ao nconsumo de alimentos ricos em gorduras trans: o consumo da substância pode aumentar em até 75% o risco de demência.

De acordo com os pesquisadores, os produtos que mais estão associados a esses resultados negativos são: massas doces, margarina, doces em geral, croissants, sorvetes e bolachas de arroz. “O estudo mostra que existem resultados negativos no cérebro e na cognição, além dos resultados cardiovasculares conhecidos, que estão relacionados a uma dieta com alto teor de gorduras trans”, comentou Neelum T. Aggarwal, da Academia Americana de Neurologia, à CNN.

Os pesquisadores analisaram 1.628 japoneses da cidade de Hisayama, com média uma de idade de 60 anos e sem sinais de demência. No início do estudo, os participantes forneceram amostras de sangue e responderam a questionários acerca da sua alimentação. Durante os 10 anos de acompanhamento, a equipa notou o aparecimento de 377 casos de demência – 247 deles dentro do espectro do Alzheimer.

Ao analisar as amostra de sangue e eliminar outros fatores de risco para demência, os cientistas concluíram que aqueles que consumiam um alto teor de gordura transgénica estavam 74% mais propensos a desenvolver o problema degenerativo. Já quem consumia de forma mediana registou 54% de probabilidade de padecer da doença degenerativa do cérebro.

“As pessoas em risco necessitam prestar muita atenção aos rótulos nutricionais: quanto menos ingrediente, melhor! É importante focar-se em alimentos naturais e minimizar – ou mesmo evitar – aqueles que são altamente processados”, orientou Richard Isaacson, da Clínica de Prevenção do Alzheimer, nos Estados Unidos, à CNN.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Notícias ao Minuto.
Foto destacada: © iStock

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.