A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo grupo farmacêutico AstraZeneca, atualmente em fase de testes – alguns deles sendo realizados no Brasil, é hoje a que mais está avançada no que se refere ao seu desenvolvimento.

De acordo com Soumya Swaminathan, cientista da Organização Mundial da Saúde (OMS), a imunização passa pela fase de testes clínicos acompanhados pela agência de saúde.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (2), após dois dias de reuniões da agência com 1,3 mil cientistas de 93 países. Uma das participantes foi a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

A imunização entrou em sua terceira fase de testes clínicos, enquanto outras cinco vacinas estão na segunda etapa. Entretanto, um resultado final ainda pode levar meses e a própria OMS evita estipular um prazo. Algumas das pesquisas, por exemplo, deverão levar de doze a 18 meses apenas para examinar os resultados da terceira fase.

O acordo firmado entre o Brasil e os desenvolvedores da vacina prevê a compra de lotes da imunização e da transferência de tecnologia. 100 milhões de doses serão adquiridas, caso ela se mostre eficaz.

A fase 3 de desenvolvimento é última fase antes de o produto entrar no mercado. No Brasil, quem lidera o processo é a Unifesp.

Ana Maria Restrepo, da equipe da OMS, se diz “encorajada” pelos avanços. Ela evita, porém, antecipar qualquer data de conclusão ou resultado. De acordo com ela, existem ainda outras 150 candidatas à vacina sendo pesquisadas, mas ainda não entraram na fase de testes clínicos.

Para Soumya, o centro do debate hoje ocorre no processo para acelerar o desenvolvimento dessas vacinas, sem perder o rigor científico. Segundo ela, desde o começo do ano, o mundo viu uma “explosão de conhecimento e pesquisa”, com uma média de 500 a mil publicações por dia sendo submetidas para exame.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações da Coluna de Jamil Chade na UOL.
Foto destacada: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.