Ao longo da última década, ‘Vovô Ron’, como os alunos o chamam, dedicou muitas horas todos os anos para estar com as crianças da escola local – mas foi só depois que a escola fechou as portas devido à pandemia que Ron Jacobson percebeu o tamnho do seu legado.

Esse legado foi muito mais profundo do que ser um voluntário escolar. Ele se tornou um amigo querido. E esses alunos agora sentem falta dos abraços que ele lhes dava todas as manhãs.

Em março de 2020, Jacobson já tinha acumulado 900 horas de voluntariado durante o ano letivo de 2019-20 na época em que a escola primária Cle Elum-Roslyn em Ronald, Washington, fechou suas portas e fez a transição para o ensino à distência.

“Essas crianças que dependiam da minha assistência, de repente me perderam.” disse Ron ao Good News Network. “Quando eles começaram a fazer os trabalhos escolares online, vários reclamaram com o corpo docente que sentiam falta de ‘Vovô Ron’.”

A escola recebeu tantas mensagens sobre o vovô Ron que os administradores adicionaram as informações de contato dele ao diretório online da escola, permitindo que os alunos mantivessem contato com Ron. Os alunos imediatamente começaram a enviar e-mails e cartinhas a Ron e até a ir à sua casa para ver como ele estava e se oferecer para passear com o cachorrinho dele.

Ron agora responde a cada um de seus muitos ‘correspondentes’, acrescentando um brilho especial aos dias dos alunos – e aos seus próprios.

“Claro, fico feliz em ouvir os problemas das crianças também”, diz Ron. “Ouvi de professores e pais o quanto essa comunicação regular mudou as atitudes das crianças.”

Por causa de seu serviço à comunidade, o grupo de veteranos de guerra “Veterans of Foreign Wars” homenageou Ron, que lutou no Vietnã, nomeando-o um porta-voz de sua campanha, #StillServing (Ainda Servindo, em livre tradução do inglês), que destaca as muitas maneiras pelas quais os veteranos de guerra continuam servindo, mesmo depois de deixar o exército.

“O Corpo de Fuzileiros Navais me ensinou que as duas coisas mais importantes são: completar a missão e cuidar de suas tropas. Ainda estou cuidando das tropas.”

Só que desta ves os membros da sua tropa são 75 anos mais novos do que ele.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Good News Network.
Fotos: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.