Os avós desempenham um papel fundamental no núcleo familiar. Muitas vezes cuidam dos netos e sua dedicação é um grande apoio tanto para os pais quanto para os filhos.

Na verdade, existe sempre uma relação estreita entre este e o mais pequeno. Essa conexão entre os dois é mais forte do que muitas pessoas imaginam e acredita-se que pode trazer alguns benefícios para a saúde daqueles que estão envelhecendo.

Isso foi explicado por uma pesquisa recente realizada no Women’s Healthy Aging Project (Austrália). Mostra que cuidar dos netos pode ajudar a prevenir o declínio cognitivo e doenças como Alzheimer ou demência senil.

Cuidar dos netos previne a demência?

O que diz o estudo

Um grupo de especialistas em Alzheimer e demência senil determinou que avós recebem um benefício importante ao cuidar dos netos, pois a deterioração cognitiva associada à idade diminui.

Para chegar a esta conclusão, os dados foram retirados de 186 mulheres australianas com idades entre 57 e 68 anos. Todos receberam três testes diferentes de acuidade mental . Eles também foram questionados se achavam que seus filhos haviam exigido muito deles no último ano.

Do número mencionado, 120 afirmaram passar pelo menos um dia cuidando dos netos. Foram eles, justamente, que conseguiram fazer melhor dois dos três testes.

Parece que cuidar dos netos é física e emocionalmente exigente. Isso influencia positivamente diferentes processos mentais e várias funções do corpo que exigem maior atividade física.

É bom cuidar dos netos, mas com tempo para você

Porém, para que os benefícios sejam ótimos, o cuidado com os netos deve ser moderado. Quando feito em excesso, pode ter o efeito contrário, devido ao desgaste físico que implica.

Segundo a pesquisa, aqueles que relataram cuidar de crianças cinco ou mais dias por semana tiveram resultados piores. Especificamente, em testes destinados a avaliar a memória e a velocidade do processo mental de trabalho.

Embora tal resultado não fosse esperado, determinou-se que quanto mais tempo as avós gastam cuidando de seus netos, mais elas percebem a pressão e a exigência de seus filhos para com eles. Da mesma forma, os pesquisadores concluíram que o humor desempenha um papel importante para enfrentar essa situação.

Embora pesquisas anteriores já tenham sido capazes de examinar a relação entre acuidade mental e atividades sociais, esta é a primeira vez que eles se concentraram nos benefícios potenciais para mulheres adultas ou na pós-menopausa.

De acordo com o Dr. Gass, diretor executivo da Sociedade Norte-Americana de Menopausa, “Ser avó é um papel social tão importante e comum para as mulheres na pós-menopausa que é precisamente por isso que é necessário conhecer seus efeitos na saúde futura”.

O papel dos avós na vida das crianças

Para os avós, os netos são uma grande fonte de satisfação. Isso porque, com exceção dos casos extraordinários, eles não têm mais qualquer tipo de obrigação na parentalidade.

Eles só precisam se preocupar em oferecer-lhes carinho e, talvez, algumas lições de vida. Os avós conseguem relaxar prestando atenção nas brincadeiras e nas conquistas de seus filhos e os filhos encontram alguém que gera confiança e diversão.

No entanto, essa atividade deve ter um certo limite. Não deve se tornar uma responsabilidade para os idosos. De certa forma, o excesso provoca uma sensação de estresse que pode desencadear problemas de saúde a médio e longo prazo.

Existem avós que estão empenhados em criar os netos porque querem que eles tenham sucesso. Porém, tanto eles quanto seus filhos devem estar cientes da necessidade de se dedicarem a outras atividades que gerem prazer na velhice.

Estes têm um papel relevante, tanto na sua saúde física como emocional. Desta forma, haverá um equilíbrio adequado entre responsabilidade e relaxamento, e toda a família pode desfrutar de momentos juntos sem problemas.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Mejor Con Salud.
Fotos: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.