Em recente participação no programa “Encontro com Fátima Bernardes”, a ex-ginasta brasileira Daiane dos Santos falou sobre as críticas ao corpo depois de encerar a carreira de atleta.

Daiane explicou que, quando estava ligada à ginástica diariamente, tinha um perfil corporal a ser seguido por uma questão de segurança:

“Na ginástica, a gente tem ali, acho que mais voltado para a questão da segurança, é sempre importante a gente lembrar esse cuidado desse perfil, sempre buscando a segurança da ginasta e a integridade, mas óbvio que as pessoas associam essas questões com questões de beleza. E a beleza, que muitas pessoas entendem como belo e eu não concordo, é a pessoa magra, a pessoa forte. Cada esporte tem o seu perfil e todos nós somos belos como somos”.

Segundo Daiane, quando se aposentou, em 2013, aos 30 anos, sua rotina mudou e, consequentemente, seu corpo passou por uma transição devido à idade e a mudança de hábitos, o que era completamente esperado.

“No caso da ginástica, eu precisava ter um cuidado, uma dieta muito diferente da vida de uma pessoa normal, até mesmo pela quantidade de horas de treinamento, de 8h a 9h por dia, então tudo isso colaborava para eu ter um formato de corpo, que era ideal para o esporte naquela época”, explicou.

Daiane disse ainda que considera seu corpo normal mas, mesmo assim, as pessoas fazem comparativos com o antigo porte físico de atleta. “Com a idade que eu tenho, tenho o corpo de uma pessoa normal e realmente, as pessoas fazem esses comparativos, de ‘por que você engorda?’, ‘por que quando era atleta tinha um corpo e hoje tem outro corpo?’. […]É difícil e eu acho que a gente tem que estar com a cabeça muito boa para conseguir enfrentar”.

A ex-ginasta fez questão de pontuar que, para ela, a beleza está em todos, principalmente naqueles que se aceitam e transbordam alegria: “Todas as pessoas são bonitas e eu acho que o mais bonito é a pessoa que se aceita, aquela pessoa que se curte, que gosta de si mesmo e principalmente que é feliz e transborda essa felicidade para os outros”, finalizou.

Daiane dos Santos fará parte do time de comentaristas da Globo dos Jogos Olímpicos 2020, que começa no dia 23 de julho.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Vix.
Foto destacada: Reprodução.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.