Médica psiquiatria, palestrante e especialista em comportamento humano, Ana Beatriz Barbosa Silva, de 53 anos, defende que, para que um indivíduo consiga obter sucesso profissional e felicidade na vida adulta, é preciso que seus pais contenham o impulso de lhe oferecer tudo na infância.

“Dar tudo para os filhos é, com certeza, apostar no fracasso dele. Porque se ele tem tudo dado pelos pais, não tem que se reinventar, não tem porque batalhar. Essa criança acaba não tendo propósito de vida.”, disse a psiquiatra ao Tribuna Online.

Segundo a médica, os filhos devem ser ensinados sobre o valor da conquista e a serem felizes todos os dias com as pequenas coisas da vida.

“Acredito que primeiro os pais têm de ter a consciência de que se eles estiverem realmente educando seus filhos para a felicidade, eles não vão precisar se preocupar. A felicidade não é o ponto de chegada, é a caminhada. Se essas crianças forem felizes todos os dias, elas serão profissionais bem-sucedidas, porque vão pautar a vida fazendo aquilo que elas têm de melhor.”, diz ela.

A médica ainda falou sobre como desenvolver um bem-estar mental hoje para ter sucesso no futuro.

“A realidade que a gente vive hoje vai mudar muito. Por exemplo, as crianças que estão nascendo hoje, ou que estão com menos de 5 anos, terão pelo menos cinco profissões ou ocupações diferentes. Então, aquela estabilidade no trabalho, a ideia de começar uma profissão e ir com ela até a aposentadoria, é provável que não exista mais. Acho isso tudo muito positivo porque vamos ter de mudar a máxima do que é a felicidade. Hoje, estamos muito pautados na felicidade em cima de bens materiais, coisas ligadas a ter um trabalho, uma estabilidade. Mas a felicidade não é bem isso, é ter um propósito de vida baseado em seus talentos. É se conhecer, saber porque tem esses talentos, e usar isso a favor do seu desenvolvimento e do desenvolvimento social também.”

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Tribuna Online.
Foto: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.