Os primeiros dias e meses após a chegada de um bebê são sempre um período muito especial e também muito difícil para a recém-formada família. O bebê tenta se adaptar a esse mundo depois de ter sido expulso do ventre de sua mãe, onde estava “muito bem, obrigado!”; os pais, por sua vez, tentam se adaptar à realidade em que não pesam nas suas costas apenas a responsabilidade sobre suas próprias vidas, eles agora são mãe e pai, e isso inclui uma infinidade de outras responsabilidades, além, é claro, das temívheis noites mal-dormidas. Vivemos, entretanto, em uma sociedade que ainda acredita que a mãe tem mais responsabilidade sobre o filho que acabou de parir do que o pai, vide o fato de a legislação trabalhista brasileira garantir às mães o direito a 6 meses de licença-maternidade do trabalho, e os pais terem direito a gozar de míseros 5 dias de licença. Essa cultura faz com que as mães, principalmente no período do puerpério, sintam-se solitárias em uma missão que deveria ser conjunta, isoladas e sobrecarregadas.

Sempre muito antenado com as pautas atuais, o Papa Francisco falou muito sutilmente sobre essa situação em que vivem as famílias recém-formadas. Para isso, o pontífice usou como alegoria a mais famosa família de todos os tempos. Durante audiência geral na última quarta-feira, 18, ele comentou que, em seu aniversário de 83 anos, ganhou de presente um presépio com uma imagem diferente: “Ontem, eles me deram uma pequena foto de um berço especial, chamado: ‘Vamos deixar mamãe descansar’. Havia a Maria adormecida e José com o Menino, fazendo-o adormecer. Quantos de vocês têm que dividir a noite entre marido e mulher pelo menino ou menina que chora, chora e chora. ‘Que mamãe descanse’ é a ternura de uma família, de um casamento”, refletiu ele, segundo a assessoria de imprensa da Santa Sé.

Desde então, a imagem está circulando e fazendo sucesso nas redes sociais. Muitas famílias identificaram-se com a imagem. “Somos nós”, disse uma internauta. “Isto é o que eu quero para o Natal”, brincou outra mãe. “Um modelo perfeito de um pai e marido amoroso”, afirmou outra.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Revista Crescer.
Foto destacada: Reprodução/Facebook.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.