Pesquisas recentes revelam que a maioria das pessoas acredita que a depressão representa apenas um momento de tristeza e não uma doença. A desindormação à respeito da depressão prejudica o enfrentamento do problema, uma vez que sem ajuda de um especialista não há diagnóstico e nem tratamento adequado.

Em entrevista ao Portal Eu,Rio!, a psiquiatra Maria João Noronha fez um alerta sobre os principais sintomas da depressão.

“Desânimo, perda do interesse em atividades que antes tinha prazer, dores e cansaço, alteração do sono, falta de apetite, irritabilidade e baixo limiar a frustrações são alguns dos sintomas mais observados e que devem servir de alerta”, destacou.

A especialista também explicou a diferença entre tristeza e depressão.

“A tristeza ajuda na elaboração das perdas ou sofrimentos ocasionais, que com o tempo vão se atenuando.? Já a depressão é uma situação de adoecimento. É uma tristeza que não melhora e que vem antes mesmo de surgirem os motivos”, completou a psiquiatra.

Ela ainda falou sobre o uso de psicotrópicos e também do medo da dependência que acaba afastando as pessoas do tratamento.

“Existe ainda preconceito em relação a busca de ajuda do psiquiatra e ao uso de medicações que agem no sistema nervoso central pelo medo da dependência, tolerância e efeitos colaterais. A depressão é uma doença e não fraqueza moral, muitas vezes é considerada como frescura e uma forma de chamar a atenção. Mas é por estar deprimida é que a pessoa fica presa aos pensamentos negativos. A conscientização sobre a doença reduz o estigma e aumenta a abertura das pessoas para buscar tratamento”, concluiu a médica.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Eu, Rio.
Foto destacada: Reprodução-Thiago Bandeira/Unsplash.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.