Com curadoria da da psicóloga Maria Tereza Maldonado, segue uma lista com 4 livros que são dicas para presentear psicólogos no Natal.

Os títulos tratam de temáticas relacionadas a educação, contemporaneidade e a eterna busca pela felicidade.

Confiram e bom proveito!

1- DISCIPLINA SEM DRAMA

Autores: Dan Siegel e Tina Payne Bryson

Editora: NVersos, SP, 2016 (The whole brain child)

Criança fazendo birra, gritando, chorando sem parar, o que fazer? Castigá-los, contrariá-los? Qualquer dessas opções são inúteis e têm efeitos momentâneos, pois, passado algum tempo, surgirá uma nova crise de birra e stress desgastante… Neurologicamente, o cérebro da criança reage de maneira contrária ao que esperamos diante de castigos, berros e palmadas. O que precisamos fazer nesses momentos de tempestades emocionais é tentar acalmar a criança e, depois, redirecionar o comportamento dela para a direção pretendida. Neste livro, o dr. Daniel J. Siegel e a dra. Tina Payne Bryson procuram transformar a disciplina em uma experiência boa, oferecendo uma variedade de técnicas baseadas nas pesquisas mais recentes no campo da neurociência referente ao desenvolvimento cerebral e comportamental da criança. Você aprenderá técnicas que incentivarão mudanças a curto e longo prazos no comportamento das crianças e adolescentes, ajudando-os a ser mais felizes.

2- NASCIDOS EM TEMPOS LÍQUIDOS

Autor: Zygmunt Bauman e Thomas Leoncini

Editora: Zahar,J, 2017

Pouco antes de falecer, aos 91 anos, Zygmunt Bauman trocava intensa correspondência com um jovem jornalista italiano. A diferença de idade entre eles era de sessenta anos exatamente. Neste diálogo com Thomas Leoncini, coautor do Papa Francisco, Bauman reflete sobre o mundo das gerações que desde o berço pertencem a uma sociedade líquida e em contínua mudança. A partir de experiências distintas, eles conversam a respeito dos mais diversos fenômenos da cultura atual: cirurgia plástica, tatuagens, hipsters, bullying, web, dinâmicas sexuais e amorosas na era das mídias sociais. Tudo isso é analisado nesta obra breve e fulgurante, que ultrapassa fronteiras geracionais. Nascidos em tempos líquidos é a última lição que o grande sociólogo nos deixa. Recomendado para jovens de todas as idades.

3- A ERA DO IMPREVISTO – A grande transição do século XXI.

Autor: Sérgio Abranches
Editora: Cia das Letras, 2017.

O mundo vive uma conturbada transição. Os modelos econômicos não conseguem mais prever o que vai acontecer na economia. A estrutura produtiva está em metamorfose. As análises políticas erram cada vez mais. Os modelos meteorológicos não conseguem prever secas, enchentes, nevascas, ondas de calor. Este livro é uma análise dessa longa transformação. A indagação se dá em torno de três revoluções: a socioestrutural, que atinge todo o planeta e tem efeitos sobre a estrutura social, econômica e política das sociedades; a científica e tecnológica, que se dá com o surgimento de novas fontes de energia e com a digitalização da sociedade; e a climática, associada ao aquecimento global. Sem procurar respostas definitivas, Abranches dialoga com incontáveis pensadores contemporâneos para desvendar os rumos de nossa época, tão imprevisível quanto fascinante.

4- CONSTRUINDO A FELICIDADE

Autoria: Maria Tereza Maldonado

Editora: Ideias&Letras, 2017.

Para escrever este livro, a autora entrevistou 190 pessoas, de 12 a 96 anos, em diversas cidades de todas as regiões do Brasil, além de analisar os resultados de pesquisas e conceitos teóricos de estudiosos de muitos países sobre a construção da felicidade e do bem-estar.

Podemos aprender a ser mais felizes, mesmo em épocas difíceis da vida! É uma habilidade que pode ser treinada por meio das escolhas conscientes que fazemos a cada dia, de nossas ações, da qualidade dos pensamentos que nutrimos e dos relacionamentos que cultivamos.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL
Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.