Duas mulheres descobrem que são irmãs após sobrinho se submeter a teste de ancestralidade

Cada vez mais famílias têm aderido aos testes genéticos como uma forma de conhecer melhor seu passado e origens. Em alguns casos, esses testes não só revelam parentes distantes, como também conseguem reunir pessoas com grau de parentesco que acabaram separadas pela vida, como aconteceu com as irmãs Julie Mamo, de 66 anos, e Julie Ansell, de 64 anos.

Em 2022, Jason Fisher, sobrinho de Julie Ansell, decidiu fazer um teste genético para descobrir mais sobre sua herança étnica. Para sua surpresa, os resultados mostraram uma correspondência muito alta com uma mulher desconhecida chamada Julie Mamo, que na verdade era sua tia. A partir desse momento, Jason sentiu a necessidade de investigar e embarcou em uma missão para encontrar sua parente desconhecida. Seu primeiro passo foi entrar em contato com a filha de Julie Mamo através do Facebook.

À medida que a nova família se conectava, as peças do quebra-cabeça começaram a se encaixar e Julie Ansell passou a entender um pouco mais sobre a história de Julie Mamo. As duas irmãs nunca se conheceram porque sua mãe, Lillian Fisher, deu à luz aos 17 anos e, como mãe solteira, sofreu muita pressão para entregar o bebê para adoção. Com apenas nove dias de vida, Julie Mamo foi adotada por uma família que se mudou para a Austrália, onde ela viveu desde então. Com o passar do tempo, Lillian teve mais quatro filhos, incluindo Julie Ansell, a filha mais velha.

Julie Ansell hoje vive em St Margaret’s Bay, Kent, na Inglaterra. Desde os 12 anos ela sabia que sua mãe havia entregado um bebê para adoção, mas não sabia o paradeiro da criança. Quando descobriu onde sua irmã estava vivendo, Julie Ansell decidiu comprar uma passagem para a Austrália e visitá-la. Com o tempo, as duas descobriram que tinham hobbies semelhantes, como artesanato em madeira, e a conexão entre elas se tornou cada vez mais forte. “Nós seguimos em frente sem forçar, tudo flui naturalmente. Nós nos encaixamos na vida uma da outra como um quebra-cabeça”, disse Julie Ansell. Para Julie Mamo, ainda é surreal pensar que esse encontro aconteceu. “Embora estejamos juntas agora, ainda parece muito irreal, é maravilhoso”, declarou.

Depois do emocionante reencontro, as irmãs viajaram juntas para o Reino Unido para que Julie Mamo pudesse conhecer sua família inglesa. “A parte mais difícil é como vou voltar agora, minha família estará aqui”, afirmou ela. Jason Fisher também ficou feliz ao descobrir que tinha uma tia, como relatado pelo Indy 100. “Custou-me apenas 35 libras (aproximadamente R$ 212) para descobrir isso e agora tenho uma tia e uma prima que são incríveis. Quando um estranho entra em sua vida, você sempre se pergunta como será, mas ela simplesmente se encaixa”, destacou.

Julie Mamo tem planos de voltar para a Austrália no final deste mês, mas as irmãs planejam um novo encontro no próximo ano, desta vez em Bali. Elas também tem a intenção de fazer um novo teste de DNA para verificar se compartilham o mesmo pai, visto que agora acreditam que “tudo é possível”.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações revista Crescer.
Foto destacada: Reprodução Metro/PA.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.