Faleceu nesta terça-feira (1), aos 90 anos, o dublador Isaac Bardavid. Ele foi responsável por dar voz a personagens inesquecívies do cinema e da TV, como o Wolverine, dos filmes e séries da franquia X-Men, o Tigrão, das animações do Ursinho Pooh, entre muitos outros.

Isaac Bardavid estava internado no hospital de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Ele tratava um enfisema, doença degenerativa que agride os tecidos do pulmão.

Por meio de um post no Instagram do ator, a família informou: “O quadro hospitalar do Isaac estava ok, controlado, mas o pulmão resolveu parar de oxigenar o corpo, mesmo intubado, mesmo recebendo oxigênio pela máquina, os alvéolos não davam conta de transmitir o oxigênio recebido para o sangue. O sangue ficou ácido demais (com taxa de oxigênio muito baixa) e por conta disso o coração falhou. Os médicos tentaram reanimação, mas o corpo já está muito cansado”.

“Isaac sempre fazia os outros sorrirem, sempre fazia piadas, sempre estava feliz. Ele já se perguntava a algum tempo “porque ele ainda estava vivo”, pois nessa pandemia ele recebeu muitas notícias de amigos dubladores morrendo, ele ficava cada vez mais triste e sem entender como pessoas jovens estavam indo tão antes dele. Questionamentos à parte, Isaac se foi, mas seus trabalhos ficarão aí, sua voz é imortal enquanto vocês se lembrarem dele. Quem gosta de leitura tbm pode tê-lo com seus livros. O segundo livro dele está para ser finalizado agora em fevereiro. É trisete saber que ele não viu seu segundo livro pronto. Como era o projeto favorito dele, eu nem me meti nas escolhas, mas algumas coisas ainda não estavam decididas, então irei tomar as rédeas do projeto do livro para poder finalizar as questões pendentes e passar mais detalhes a vocês”, diz o texto.

Vick Bardavid, neta do artista, lamentou a perda em sua rede social. “Hoje, meu vozinho foi morar com Papai do céu, como eu disse para minha filha, virou uma estrelinha. Não que nesse plano ele não tenha sido. Modéstia à parte, o melhor dublador do século, Wolverine que o diga. Um ator de excelência e um patriarca de primeira”, declarou a jovem.

Isaac Bardavid deu voz à versão brasileira do Esqueleto, vilão da franquia He-Man, ao personagem Odin (Anthony Hopkins) em produções da Marvel Studios, ao Capitão Haddock em As Aventuras de Tintim, Freddy Krueger, em A Hora do Pesadelo, entre outros. Como ator, integrou o elenco de produções como as novelas Escrava Isaura (1975), A Padroeira (2001) e O Cravo e a Rosa (2000). Seu trabalho mais recente foi no filme e série Carcereiros (2021).

Abaixo você confere o vídeo do emocionante encontro de Isaac Bardavid com Hugh Jackman, atpr que deu vida ao Wolverine nos filmes da saga X-Men.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Revista Quem.
Fotos: Reprodução Instagram.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.