Um tratamento promissor contra o vovo coronavírus acaba de ser aprovado e entrará em ensaios clínicos em Nova York.

O tratamento com plasma convalescente envolve a retirada de plasma sanguíneo de um indivíduo que se recuperou e desenvolveu uma imunidade ao COVID-19, testando o sangue para o anticorpo relacionado e, em seguida, injetando-o em um paciente doente para que o anticorpo possa teoricamente atacar o vírus para seu novo host.

“O uso de plasma convalescente foi estudado em surtos de outras infecções respiratórias, incluindo a pandemia do vírus influenza H1N1 2009-2010, epidemia de SARS-CoV-1 de 2003 e epidemia de MERS-CoV de 2012”, escreve a FDA, Food and Drug Administration, a agência de medicamentos norte-americana.

“Embora promissor, o plasma convalescente não demonstrou ser eficaz em todas as doenças estudadas”, continuaram. “Portanto, é importante determinar, através de ensaios clínicos, antes da administração rotineira de plasma convalescente em pacientes com COVID-19, que é seguro e eficaz fazê-lo.”

O tratamento será agora disponibilizado para aqueles que sofrem sintomas graves ou com risco de vida do COVID-19, de acordo com o novo procedimento de aplicação de medicamentos de emergência da FDA.

As autoridades de saúde de Nova York esperam recrutar pacientes com COVID-19 de New Rochelle – marco zero para a infecção do estado e a área com o maior número de pessoas que se recuperaram – para ver se algum deles estaria disposto a ser doador.

O Dr. Arturo Casadevall é o chefe de microbiologia molecular e imunologia da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg e é advogado do tratamento por plasma com base em seus sucessos anteriores com doenças como Ebola e influenza.

“Ele tem uma alta probabilidade de funcionar, mas não saberemos se funciona até que esteja pronto”, disse ele à CNN . “Sabemos que, com base na história, há uma boa chance.”

Ele também diz que ficou “impressionado” com o número de pessoas que querem doar seu plasma e com o número de médicos que desejam entender e implantar o tratamento em países ao redor do mundo.

Estamos na torcda para que este novo tratamento seja efcaz contra o coronavírus e possa ser utilizado para salvar vidas em todo o mundo.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de GNN.
Foto destacada: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.