São muitos os benefícios que uma boa noite de sono trazem à saúde. Dormir bem ajuda a recarregar as energias, a restaurar o organismo, melhorar a memória e o humor e ainda tem papel importante no combate à ansiedade. Mas, será que é mesmo necessário dormir oito horas, como muito dizem por aí? De acordo um estudo realizado pela entidade norte-americana National Sleep Foundation, e partilhado pela publicação Mega Curioso, a quantidade de horas que devemos dormir varia de acordo com a idade e organismo de cada um.

A National Sleep Foundation chegou a essa conclusão através da criação de um painel desenvolvido por pesquisadores, que analisaram dados científicos de modo a determinar as horas de sono ideais tendo em conta a faixa etária.

Saiba quantas horas você deve dormir:

– Recém-nascidos (0 – 3 meses): entre 14 e 17 horas;

– Bebês (4 – 11 meses): entre 12 e 15 horas;

– Crianças (1 – 2 anos) entre 11 e 14 horas;

– Crianças em fase pré-escolar (3 – 5 anos): entre 10 e 13 horas;

– Crianças em fase escolar (6 – 13 anos): entre 9 e 11 horas;

– Adolescentes (14 – 17 anos): entre 8 a 10 horas;

– Adultos jovens (18 – 25 anos): entre 7 a 9 horas;

– Adultos (26 – 64 anos): entre 7 a 8 horas;

– Idosos (mais de 65 anos): 7 a 8 horas.

Ainda segundo os pesquisadores, dormir mais ou menos horas conforme a idade não é necessariamente um indicador de que algo está mal, a não ser que a pessoa esteja apresentando sintomas que apontem para algum distúrbio ou doença que esteja a condicionar o período de descanso – e sim, nesses casos recomendam procurar um médico para que possa avaliar a condição do indivíduo.

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Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Notícias ao Minuto.
Foto destacada: © DR

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