Eduardo Sterblitch fala sobre crises de pânico e sessões de terapia duas vezes na semana

O ator Eduardo Sterblitch, que está no ar na atual novela das seis da Rede Globo como o caipira Zeca, não economizou sinceridade ao falar sobre transtornos psicológicos no programa Encontro com Fátima Bernardes desta terça-feira, 14. O humorista, que é conhecido por fazer as pessoas sorrirem facilmente, recorre à terapia para lidar com crises de pânico.

“Tenho várias crises. Faço terapia duas vezes na semana, então aprendi que sou muito sensível. Meio que capturo, às vezes, coisas que nem são minhas e isso me faz mal. É esquisito, mas comecei a perceber que lido bem com as minhas crises com a minha criatividade.”

Ao longo do bate-papo, Sterblitch também revelou que tenta usar as crises no trabalho:

“Meio que percebo o que está acontecendo. É como se estivesse tendo uma crise, mas tivesse a capacidade, ás vezes, de conseguir me afastar um pouco e enxergar, conscientemente, que é o meu corpo tendo uma crise. Aí consigo entender, criativamente, como posso usar aquilo a meu favor em um personagem.”

Para o ator, conversar com outras pessoas e se concentrar na respiração ajuda a amenizar os sintomas:

“Busco pedir ajudada minha esposa, de um amigo, ligo pra minha mãe para tentar ter alguma outra visão e trabalho a respiração. Penso: ‘Se for morrer, vou morrer muito bem, respirando profundamente e calmo’. Porque é melhor morrer calmo do que nervoso, aí começo a achar isso engraçado. Fico fantasiando algumas situações para tentar burlar minha cabeça e encontrar uma saída.”

“É difícil explicar para alguém que nunca teve uma crise como é ter a sensação de morte, mas sem ser exatamente. Parece que você foi iluminado e percebe que é tudo muito pequeno. Não dá para explicar direito o que acontece. Você vai para uma outra física. Seu corpo reage de um jeito que você não entende.”

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de GShow.
Foto destacada: Divulgação/TV Globo.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.