Doris Aravena é uma mulher de 41 anos de Santiago do Chile e nos últimos nove anos teve sucesso no mundo do encanamento, graças ao seu esforço, dedicação e habilidade, que a levaram a se tornar sua própria chefe.

A santiago que trabalhou anteriormente como secretária e também em uma loja de ferragens, mas entrou no ramo hidráulico por necessidade, como contou em entrevista à mídia chilena La Cuarta: para vir conferir e sempre saem um truque, então resolvi estudar para aprender”.

Desse modo, Doris se inscreveu em um curso de Infocap e logo a chamaram para iniciá-lo. Na entrevista, a santiagueña mencionou com muito orgulho: “quando comecei a estudar percebi que era o que eu gostava. O processo não foi difícil para mim como eu imaginava, na verdade eu saí com distinção e fui a melhor aluna”.

Após completar 1 ano de preparação, Doris obteve o certificado de classe 3 na SET, tornando-se especialista em aparelhos a gás. Além disso, a mulher de Santiago passou a ser avaliadora e atualmente dá aulas de reforço a outros trabalhadores que estão em processo de certificação.

Na entrevista, Doris explica que começou a fazer os tutoriais há dois anos, desde que foi contratada por um centro de treinamento. “A recepção foi super acolhedora. Eu me dedico 100% a isso, sou independente e meu foco é tutoria e avaliação. Gosto deste negócio, adoro o que faço e tenho muito respeito por ele ”.

Por fim, Doris deu uma mensagem para que outras mulheres sejam incentivadas a entrar na indústria da construção: “Elas têm que perder o medo. Estamos cobrindo cada vez mais lugares dentro do campo e eu percebo isso todos os dias. Tenho amigos que são ceramistas, eletricistas e outros que se dedicam a mais áreas. É um benefício para si mesmo, dizer ‘eu posso’. Custou-me, mas consegui. Sou meu próprio patrão, trabalho quando quero e faço o meu próprio horário ”.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.