A empreendedora Chloe Sexton, de Tennessee, nos Estados Unidos, viralizou nas redes sociais recentemente com um desabafo sobre uma situação que quase todas as mães já viveram ou presenciaram: ver um homem ser excessivamente elogiado por desenvolver funções básicas em relação aos cuidados dos filhos.

Chloe é mãe de duas crianças: Theodore, 6 meses, e Mason, de 7 anos. Ela resolveu desabafar nas redes sociais após ver que seu marido foi muito elogiado por ter realizado algumas tarefas básicas que ela mesma desempenha todas as semanas sem receber a mesma atenção. Ela chamou a situação Daddy privilege (privilégio do pai, em tradução livre).

No vídeo que postou no TikTok, Chloe conta que é dona de uma padaria. Segundo ela, seu empreendimento necessita ser abastecido todas semanas, então, muitas vezes, ela com seu bebê ou mesmo grávida ia comprar quantidades enormes de itens como manteiga e farinha.

No entanto, um dia, como estava de folga, seu marido decidiu fazer essas compras para ela e levou o bebê junto. “Esse homem foi tratado como um herói. UM HERÓI. Veja bem, essas mesmas pessoas me veem lá todas as semanas”, relata ela.

Segundo chloe, sua revolta se justifica pelo fato de que sempre que fez compras com seu bebê ou mesmo grávida, o comportamento das pessoas não tinha o mesmo entusiasmo. “NADA PARA VER AQUI. Só uma mulher fazendo coisas de mulher”, declara Chloe. “Mas meu marido leva o bebê e vai fazer compras e é: “Oh meu Deus, olhe para você! Oh meu Deus, você trabalha tanto’.

As reações foram tão excessivas que até o marido de Chloe ficou um pouco constrangido. “Ele não é um herói. Ele é apenas um pai fazendo a mesma coisa que eu faço todas as semanas “, concluiu ela no vídeo. 7

Em entrevista ao BuzzFeed, a empreendedora disse que foi seu marido que a contou sobre sua experiência de ser excessivamente adorado por ter ido fazer compras para ela com o filho. “Ser casada com um homem que não precisa ser ensinado o quão profundamente injusto é o tratamento de homens versus mulheres em papéis parentais pode ser um extremo alívio”, afirmou ela.

“Na minha opinião, o ‘privilégio do pai’ é uma sutil superioridade que os homens assumem como pais que lhes permite receber elogios por simplesmente ser um pai. Você alimentou o bebê? Que ótimo, pai! Você segurou o bebê enquanto a mamãe tomava banho? Tão atencioso com você! Você escolheu algo para o jantar? O que sua família faria sem você?, disse Chloe em uma entrevista para o BuzzFeed.

A empresária ainda deixa claro que não está criticando a atitude dos pais. “De qualquer forma, apoie o pai que você vê lutando para segurar um bebê enquanto abre a porta do freezer no supermercado, porém, também expresse esse mesmo elogio à mãe — que pode ocupar esse lugar seis dias por semana “, disse ela. “As mães podem não precisar de elogios, mas com certeza merecem”.

***
Redação Conti Outra, com informaçõe sde Crescer.
Foto: Reprodução Buzzfeed/@chloebluffcakes / tiktok.com.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.