Estamos acostumados a ver muitas fotos de ensaios de formatura enchendo as nossas timelines das redes sociais, principalmnete no fim de ano. Em geral, essas fotos focam na cerimônia de colação de grau, com o formando ostentando com orgulho o seu tão sonhado canudo. Mas a jovem Vanessa dos Santos decidiu fazer um ensaio diferente, em que divide o protagonismo nas fotos com duas das suas pessoas preferidas no mundo, os seus pais. O que torna tudo mais especial é que no ensaio, eles usam seus uniformes de garis. As fotos viralizaram e vêm emocionando muita gente. Não é lindo quando vemos os filhos orgulhosos da profissão dos pais?

Vanessa concluiu recentemente o ensino médio e técnico em Quixada, no Ceará. E sua trajetória até aqui não foi fácil. A jovem de 18 anos caminhava 2 horas todos os dias de segunda a sexta-feira para ir estudar. Isso, no entanto, nunca foi um problema para ela. O exemplo de luta vem dos pais: Moisés, 36 anos, trabalha há 20 anos como gari; Iracilda, 45 anos, é dona de casa e começou a trabalhar com o marido há algumas semanas.

A profissão dos pais, motivo de muito orgulho para Vanessa, fez com que a estudante sofresse bullying dos colegas. Ele conta que era chamada de “filha de lixeiro”. Mas quem disse que ela se sentia ofendida?

“Nunca fiquei triste por estarem falando assim comigo. O erro não estava em mim, e sim neles”, afirma Vanessa.

Moisés e Iracilda não concluíram o ensino fundamental, mas sempre incentivaram os filhos nos estudos.

Ensaio surpresa

Vanessa planejou tudo escondido. Moisés e Iracilda foram pegos de surpresa.

Ela é a segunda filha do casal a se formar no ensino médio. A mais velha, de 20 anos, conclui os estudos em 2018.

Vanessa não tinha dinheiro para pagar o ensaio. A ideia foi do fotógrafo Cleyton de Paula, que, muito gentil, faz de tudo para deixar nenhum aluno de fora do ensaio de formatura. Ele passou na casa da família, pegou um dos irmãos mais novos e os levou ao Centro de Quixadá, onde os pais trabalham, para clicar o ensaio de formatura de Vanessa.

Esse não é o ensio de formatura mais lindo que você já viu?

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Razões para Acreditar.
Fotos: Cleyton de Paula

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.