Em meio a crise de pânico, menina autista recebe carinho de seu cãozinho

Já faz dois anos desde que a estudante universitária Hayley Marti adotou o cão golgen retriever Marley. Hoje, ele é muito mais do que apenas seu animal de estimação: é um membro da família, um amigo fiel que está sempre ao seu lado, nos melhores e piores momentos.

Haley, que mora em Sydney, tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ocasionalmente sofre uma certa sobrecarga sensorial, que a deixa ansiosa, aflita e sensível a ataques de pânico.

Suas crises são momentos bastante delicados e estressantes, mas que na companhia de Marley, que é um cão de serviço, se tornam menos difíceis de lidar.

“Esse cachorro salvou minha vida”, diz Hayley. “Ele se tornou meu cão de serviço. Me ajudou a me tornar mais independente. Me devolveu muito da minha vida.”

psicologiasdobrasil.com.br - Em meio a crise de pânico, menina autista recebe carinho de seu cãozinho

Marley é consegue detectar previamente quando sua tutora terá um ataque de pânico, auxiliando-a antes que ocorra.

Com o intuito de mostrar a importância dos cães de serviço, Hayley compartilhou um incrível vídeo que mostra como Marley consegue acalmá-la.

No vídeo, é possível ver a jovem tendo um ataque de pânico. Ela começa a se coçar e a bater nas pernas. Marley então coloca a pata na sua mão.

psicologiasdobrasil.com.br - Em meio a crise de pânico, menina autista recebe carinho de seu cãozinho

Como parte do seu treinamento, Hayley empurra sua pata várias vezes, mas seu cachorro repete calmamente a ação a cada vez. Finalmente, ele pula no colo dela e lambe suas lágrimas. Apesar de ainda estar chateada, Hayley começa a se acalmar e abraça seu amigo leal.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Portal do Animal.
Foto destacada: Reprodução/Facebook Hailey Martin.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.