Desde que a empresa de compartilhamento de bicicletas oBike foi retirada do mercado em Cingapura e começou seu processo de liquidação em junho de 2018, o empresário Mike Than Win ficou com o coração partido por montanhas de bicicletas em bom estado sendo descartadas.

“Fiquei extremamente triste ao ver todas essas bicicletas se acumulando no ferro-velho, deixadas em estradas e parques enferrujados e sem vigilância.”

“Essas bicicletas podem custar entre US $ 300 e US $ 500 por unidade e usar muitos recursos naturais na sua fabricação, então simplesmente descartá-las seria um desperdício. Com sorte, elas são enviadas para fornos ardentes para reciclagem, mas o que quase sempre acontece é que elas acabam enferrujando em algum lugar.”

Win pensou em todas as crianças da aldeia que viu caminhando para a escola durante suas várias viagens a Mianmar no passado e de repente teve um lampejo de inspiração.

“É comum ver filas de alunos caminhando longas distâncias de casa para as escolas rurais”, disse Win. “Alguns alunos podem caminhar até uma hora de casa para a escola e as famílias mal podem pagar um meio de transporte simples, como uma bicicleta ou uma motocicleta … um ônibus escolar é quase desconhecido para os alunos em vilas rurais.”

Por esta razão, Win fundou uma organização sem fins lucrativos chamada LessWalk para poder comprar todas as bicicletas oBike e doá-las para escolas.

O projeto teve despesas justas. Além de substituir o sistema elétrico de uso compartilhado por outras fechaduras, Win diz que encontrou montanhas de burocracia legislativa e taxas com o transporte de bicicletas de Cingapura e Mianmar.

Dito isso, Win tem o prazer de informar que despachou e recebeu com sucesso cerca de 4.700 novas bicicletas, com mais 5.300 a caminho.

“A iniciativa saiu melhor do que eu esperava, pois estava tentando comprar bicicletas usadas em cemitérios de reciclagem, mas comprei bicicletas 100% novas e sem uso por um preço muito bom!”, disse o empresário.

“Todas as bicicletas são gratuitas para estudantes que vivem abaixo da linha da pobreza em Mianmar e precisam caminhar 2 quilômetros até a escola”, acrescentou.

A organização sem fins lucrativos tem financiado sua missão com patrocínios e doações, mas a maior parte de seu financiamento de $ 400.000 vem diretamente do bolso de Win.

Ele está atualmente em negociações com várias organizações governamentais e instituições de caridade para distribuir adequadamente as bicicletas. Idealmente, o LessWalk começará a distribuir as bicicletas nas próximas semanas.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.