Empresário distribui pão e café em fila do auxílio emergencial: ‘um pouquinho faz a diferença’

Dizem que é nos momentos de crise que nós conhecemos o coração de uma pessoa. Ao longo dos últimos dias, o mundo vive as consequências da pandemia de coronavírus, que além de adoecer e levar muitas pessoas a óbito, deixou centenas de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade por não ter como buscar o seu sustento devido às normas de isolamento social que fecharam comércios e pararam cidades inteiras. Com isso, muitas pessoas têm se mobilizado para fazer alguma coisa para ajudar a quem mais precisa. Uma dessas pessoas é o empresário Fernando Saleme, dono de uma padaria de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, que deixou seu coração falar mais alto e protagonizou um comovente ato solidário.

Fernando distribuiu mais de 3,5 mil pães para pessoas que esperavam atendimento em filas da Caixa Econômica em busca do auxílio emergencial do Governo Federal. A distribuição teve início no dia 30 de abril e também atendeu projetos sociais do município.

Ao G1, o empresário contou que a ideia surgiu quando um cliente viu o volume de pessoas na fila quilométrica que se formava diariamente em frente ao estabelecimento, que fica na rua Monte Líbano, próximo a Caixa Econômica do centro da cidade. O empresário, então, aderiu à proposta e colocou a ideia em prática.

“No primeiro momento que a gente vê que pode fazer a diferença, pulamos pra dentro, na hora. De fato, um pouquinho faz a diferença”, afirma Fernando.

psicologiasdobrasil.com.br - Empresário distribui pão e café em fila do auxílio emergencial: 'um pouquinho faz a diferença'
Projeto desenvolvido em parceria com empresas e clientes de padaria já distribuiu mais de 3,5 mil pães em filas para auxílio emergencial em Nova Friburgo, no RJ — Foto: Karine Knust/G1

A iniciativa acontece por meio de parcerias. Nesta última segunda (4), por exemplo, teve café para quem estava na fila, no Centro. Uma empresa de um curso preparatório para a OAB, uma empresa do ramo de moda íntima e um dentista também contribuíram. Fernando contou ao G1 que as colaborações fizeram a distribuição crescer e ter uma visibilidade maior.

“Repartir o pão não tem problema nenhum. Não queríamos propaganda com essa distribuição, era pra ser de coração mesmo. Mas, quanto mais de coração as coisas são feitas, mais elas aparecem, mais elas brilham”, declara o empresário.

Os pães vem sempre acompanhados de requeijão ou manteiga. Com a colaboração de clientes e empresas, a distribuição também foi feita na agência da Caixa no distrito de Conselheiro Paulino. Em paralelo, 1200 pães foram entregues para projetos sociais no distrito de Campo do Coelho. Fernando ressalta que as atividades devem continuar nos próximos dias.

“A nossa ideia é realizar a distribuição enquanto houver as filas”, concluiu.

As agências da Caixa Econômica têm realizado atendimento para o auxílio emergencial de 8h às 14h.

***
Destaque Psicologias do Brasil, com informações de G1.
Fotos: Foto: Karine Knust/G1






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.