Os medos não são um jogo ou algo de que se deva rir, muito menos se de alguma forma prejudicam a saúde da pessoa. Um bom exemplo disso é um caso que ocorreu em Campina Grande, na Paraíba durante a campanha de vacinação contra COVID-19 pela Secretaria Municipal de Saúde. Recentemente, um homem alto e visivelmente forte que chegou com grande insegurança ao posto de vacinação.

“Para algumas pessoas é traumático obter uma picada de agulha, mesmo que seja de uma vacina. Hoje uma de nossas equipes mostrou toda a compreensão e amor do mundo para vacinar um homem. Esse processo de aplicação da vacina nos ensina muito!”, disse a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande por meio de publicação no Instagram.

O homem tinha uma forte fobia de agulhas. Então, no momento da inoculação, ele não só ficou assustado como até começou a chorar. Ele estava com tanto medo da injeção que em certa ocasião pareceu desistir. No entanto, felizmente para ela, ela teve a ajuda e o apoio de alguns profissionais de saúde muito atenciosos. Aqueles que a cada minuto o trataram com amor, paciência e carinho. Uma atenção emocional onde pôde ser apreciada a grande vocação destas enfermeiras.

Três pessoas vieram ficar ao lado dele, além de sua mãe, dona Vânia, que estava sentada em uma cadeira ao seu lado segurando um de seus braços . Por fim, a vacinação foi um sucesso, recebendo o aplauso de todos os presentes por ter conseguido superar sua fobia. Que com a cabeça baixa e ainda apoiado no peito do assistente, começou a se acalmar. O trabalhador continuou acariciando sua cabeça até que este homem se acalmou completamente e saiu, despedindo-se agradecido.

Três pessoas vieram ficar ao lado dele, além de sua mãe, dona Vânia, que estava sentada em uma cadeira ao seu lado segurando um de seus braços . Por fim, a vacinação foi um sucesso e o homem recebeu aplauses de todos os presentes por ter conseguido superar sua fobia. O homem permaneceu de cabeça baixa e ainda apoiado no peito da enfermeira, e lentamente começou a se acalmar. A enfermeira continuou acariciando sua cabeça até que se acalmasse completamente.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Fotos:

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.