Atualmente, muitos produtos foram reinventados por meio da tecnologia. De implementos agrícolas inteligentes a televisores, o poder da tecnologia não nos surpreende mais. Embora muitas das criações tecnológicas mais recentes sejam dedicadas ao entretenimento, há muitas que contribuem para o bem-estar das pessoas, especialmente aquelas que experimentam algum tipo de deficiência.

Por exemplo, uma bengala inteligente e revolucionária chamada WeWalk foi introduzida recentemente para ajudar as pessoas com deficiência visual a navegarem pelos ambientes com muito mais eficiência quando estão sozinhas.

O mais surpreendente é que essa bengala foi inventada por um engenheiro com deficiência visual chamado Kursat Ceylan, que é o CEO e co-fundador da Young Guru Academy (YGA), a organização turca sem fins lucrativos por trás do WeWalk. Sendo cego, Ceylan conhece bem os desafios que pessoas como ele enfrentam e decidiu dedicar seu conhecimento a inventar algo que poderia melhorar muito a vida das pessoas.

‘Hoje em dia, estamos falando de carros voadores, mas essas pessoas usam um bastão simples. Como cego, quando estou na estação de metrô, não sei qual é o meu ponto… não sei qual ônibus se aproximará … que lojas estão ao meu redor. Esse tipo de informação pode ser fornecida com o WeWalk ”, disse o engenheiro à CNN.

A bengala inclui alto-falantes embutidos, um assistente de voz do Google e sensores que enviam vibrações para alertar obstáculos acima do nível do peito.

É a tecnologia sendo usada à serviço de todos. Não é demais?

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução/Nation.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.