Na maior parte do mundo, as escolas têm uma estrutura parecida: estão cheias de corredores que levam a salas de aula, uma entrada frontal e traseira, um ginásio e, claro, uma praça de alimentação.

Perto de Chennai, na Índia, existe um novo complexo chamado Riverbend, que visa repensar a arquitetura tradicional, além de currículos e educação. Em vez de um grande edifício central, o campus incluirá mais de uma dúzia de instalações menores, projetadas para se concentrar em uma variedade de tópicos, incluindo assuntos como matemática, empreendedorismo, literatura, arte, meditação, história e educação física. O objetivo do local é priorizar o bem-estar e a felicidade dos alunos em detrimento das notas.

A construção começou em 2019 e terminará no final de 2020. Os alunos morarão lá de segunda a sexta-feira e viajarão para casa nos fins de semana.

A escola foi projetada pela empresa Kurani, com sede em Nova York, especializada em espaços educacionais.

A equipe Kurani projetou o campus como uma cidade. O local será centrado em torno de moradias para estudantes e professores e, em seguida, terras agrícolas nos arredores onde os alunos irão cultivar.

Durante o planejamento de Riverbend, a empresa procurou um estudo de Harvard de longa duração que acompanhasse pessoas nas últimas oito décadas. E isso também sugere que relacionamentos fortes contribuem para uma vida feliz.

O campus incluirá muitos espaços comuns chamados “laboratórios de bate-papo”, onde os jovens estudantes podem discutir projetos com seus professores ou colegas de classe.

Vivek, Kiran e Indira Reddy, são os co-fundadores e provêm de um ambiente de negócios; portanto, acreditam que as crianças se manterão comprometidas com o aprendizado e a construção coletiva se entenderem o que é realmente importante para elas.

Um plano escolar diferente

Em vez de simplesmente memorizar problemas de ciências e matemática, os alunos trabalharão em projetos que buscam soluções para problemas do mundo real, como acesso a alimentos, desenvolvimento de energia limpa, moradia e saúde global.

“Pense sobre o que é uma escola. A maioria das pessoas pensa que são apenas muitos corredores e salas de aula ”, disse Kurani. “Mas se você vai mudar o modelo de aprendizado e se concentrar no caráter, na felicidade e na inteligência emocional dos alunos, temos que nos perguntar: ‘Quais são os tipos de espaços que devemos oferecer às crianças?'”

Áreas de meditação, culinária e artes.

Haverá diferenças arquitetônicas mais sutis entre Riverbend e as escolas típicas também.

Todos os edifícios terão cantos curvos para incentivar as pessoas a se reunirem em todos os lugares. Nenhum prédio terá mais do que dois andares, o que Kurani acredita que fará o campus parecer mais íntimo.

A escola também seguirá uma tendência recente na educação americana chamada “aprendizado personalizado”.

O foco não será apenas encher as cabeças das crianças de informações que elas nem saberão como ou por que usá-las.

“Queremos criar pessoas boas para nossas comunidades. Trata-se de mudar as prioridades da pedagogia tradicional”.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.