Se você sempre se sente assombrado por mosquitos e percebe que em um ambiente lotado parece ser a única vítima de picadas, saiba que não está sendo paranóico. Está cientificamente comprovado que os mosquitos têm suas preferências e mais “atacam” certos tipos de pessoas.

Tipos de sangue que atraem mosquitos

Um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Controle de Pragas em Yachiyo, Japão, concluiu que, em um ambiente controlado, os mosquitos tendem a procurar e morder as pessoas com sangue tipo O mais .

Os motivos exatos para a preferência não são conhecidos, mas provavelmente está relacionado à quantidade de sacarídeos (açúcares) removidos pela pele.

Além disso, os pesquisadores descobriram que, com base em outros genes, cerca de 85% das pessoas secretam uma substância química pela pele que indica o tipo de sangue que possuem, enquanto os 15% restantes não transmitem esse sinal.

Segundo os cientistas, os mosquitos também são mais atraídos pelos que secretam essa substância do que pelos que não secretam, independentemente do tipo sanguíneo. Nesse sentido, pode-se dizer que apenas uma minoria dos seres humanos tem o privilégio de não estar entre os favoritos desse incômodo inseto.

Dicas para manter os mosquitos longe

Se você sempre se perguntou como repelir mosquitos, esta lista de dicas será muito útil no futuro.

– Você pode preparar loções repelentes à base de óleos essenciais de citronela, menta ou extrato de baunilha.

– Procure lavar constantemente a louça na pia, e tampe a lata de lixo; assim, não só evitará atrair insetos, como baratas e moscas, mas também manterá a casa limpa e arrumada.

– Mantenha a casa às escuras em épocas de calor, pois moscas e mosquitos não costumam ficar no escuro.

– Coloque barreiras físicas, como uma rede mosquiteira.

– Crie um spray para se proteger. Você pode fazer a fórmula com ½ xícara de vinagre de maçã e 20 gotas de óleo essencial de eucalipto; Misture os ingredientes em um borrifador e pronto.

– Use um pouco de alho: corte um dente e esfregue na pele.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.