Em 1986, Gary Godfrey era um estudante de engenharia industrial na Auburn University, no Alabama, nos Estados Unidos. Ele também foi um atleta do basquete que conviveu com o astro da NBA Charles Barkley. Gary conheceu sua esposa Carol, também ex-aluna de Auburn, e teve uma carreira de sucesso em logística por 30 anos antes de ser diagnosticado com ELA em 2019.

A ELA causa perda de controle muscular e paralisia. Gary agora se comunica usando os músculos do rosto e se locomove em uma cadeira de rodas. Mas ele também acabou de completar um passeio de bicicleta de 32 quilômetros para arrecadar dinheiro para ajudar no avanço das pesquisas da ELA – com a ajuda de um grupo de estudantes.

Treze alunos da Faculdade de Engenharia Samuel Ginn, da Auburn University, fizeram do sonho de Gary de voltar a andar de bicicleta o seu projeto sênior. Com a corrida de bicicletas de caridade em mente, a equipe de estudantes trabalhou em conjunto por cerca de um ano para criar uma bicicleta adaptável personalizada.

A bicicleta permite que Gary se sente com segurança entre dois pneus grandes enquanto é monitorado por três sensores, incluindo duas câmeras GoPro e um “interruptor de contração”. A equipe de suporte de Gary usa esses sensores para monitorar seus sinais vitais enquanto ele anda, interpretando as contrações na bochecha de Gary caso ele precise parar por algum motivo. Atrás dele, seu amigo Chuck Smith dirige e pedala.

Os alunos que trabalharam no projeto dizem que o fizeram tanto para aumentar a conscientização sobre a ELA quanto para apoiar um colega de Auburn e sua missão de viver com a doença. Em 23 de abril, Gary e Chuck puseram a bicicleta adaptada para rodar nas ruas. Eles terminaram a corrida em cerca de duas horas!

O projeto forneceu aos alunos um exemplo de como seu trabalho impacta diretamente a vida de outras pessoas.

O líder da equipe de projeto, Joshua McCreight, engenheiro mecânico sênior, explicou: “Construir a bicicleta para Gary foi uma ótima experiência porque era um exemplo de um projeto e processo de construção do mundo real – estávamos trabalhando em um cronograma apertado com um grande grupo.”

O presidente eleito da Auburn University, Chris Roberts, concordou, acrescentando: “Este projeto e este dia representam o círculo completo da missão Auburn de educação, pesquisa e divulgação. A moto correu incrivelmente bem. Estou tão orgulhoso desses alunos e tão feliz por Gary. É disso que se trata a Família Auburn.”

“Graças a esses estudantes de engenharia da Auburn, pude sentir o vento no meu rosto novamente”, disse Gary por meio de um tradutor de voz após a corrida.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Inspire More.
Fotos: Reprodução.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.