Estudantes criam pulseira que alerta pais surdos quando o bebê está chorando

Uma das principais formas de comunicação para bebês é o choro. No caso de pais com deficiência auditiva, é complicado atender às necessidades de seus bebês, principalmente à noite.

Existem dispositivos especiais que vibram ou emitem um sinal ao ouvir o choro do bebê, no entanto, esses dispositivos são úteis apenas quando podem ser observados ou próximos ao corpo de seus usuários. Devido a essas limitações, um grupo de quatro alunos do Instituto de Tecnologia Mauá, em São Paulo, decidiu criar um dispositivo em forma de pulseira para pais com surdez.

psicologiasdobrasil.com.br - Estudantes criam pulseira que alerta pais surdos quando o bebê está chorando

Artur Guiguer, Luiz Henrique Ferreira, Carlos Peres e Mateus Cherem , são os criadores do Silence, um sistema tecnológico que envolve o uso de dois dispositivos, um para os pais e outro para o bebê. Ambos os dispositivos eletrônicos têm acesso à Internet e conexão Bluetooth. A pulseira projetada para crianças usa microfones capazes de captar a frequência e o nível do choro.

psicologiasdobrasil.com.br - Estudantes criam pulseira que alerta pais surdos quando o bebê está chorando

Quando o choro é detectado por esta pulseira, os dados são transmitidos para a outra pulseira e reproduz uma série de ondas vibratórias intensas que alertam os pais sobre o que está acontecendo. Além disso, essas pulseiras podem ser usadas quando as crianças são mais velhas, pois possuem GPS, uma ferramenta que facilita o monitoramento de sua localização em cenários fora de casa.

psicologiasdobrasil.com.br - Estudantes criam pulseira que alerta pais surdos quando o bebê está chorando

O design da pulseira é semelhante ao de um relógio inteligente, que permite aos pais monitorar os dados do bebê por meio de uma tela sensível ao toque. O Silence é à prova d’água e possui uma bateria de longa duração.

Os jovens ainda estão desenvolvendo sua tecnologia, pois precisam de investimentos para comercializar o invento. Os estudantes brasileiros esperam obter os fundos necessários para disponibilizar a pulseira em menos de dois anos.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.