Se você mora em uma grande metrópole brasileira e é refém de uma rotina estressante de trabalho, certamente já passou pela sua cabeça, nem que seja por um segundo, a ideia romântica de abandonar tudo e ir morar perto do mar; e pode ser que, ao pensar nisso, você tenho tido a dúvida: “Será que morar na praia é realmente tão maravilhoso, ou estou apenas fantasiando sobre um estilo de vida completamente diferente do meu?” Pois saiba que um estudo realizado pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, pode não trazer uma resposta conclusiva a esta questão, mas adiciona mais um argumento a favor de você fazer as malas agora. A pesquisa revelou que viver perto do mar pode melhorar a saúde mental.

Para o estudo, os pesquisadores usaram dados de quase 26 mil entrevistados em suas análises, o que marca uma das investigações mais detalhadas de todos os tempos sobre os efeitos do bem-estar à beira-mar.

Cerca de um em cada seis adultos na Inglaterra sofre de distúrbios de saúde mental, como ansiedade e depressão. Os resultados sugerem que o acesso à praia é benéfico para todas as pessoas que vivem em grandes cidades, mas os efeitos são ainda maiores nos mais pobres.

O estudo utilizou dados da Pesquisa de Saúde da Inglaterra e comparou a saúde das pessoas à proximidade com o mar, daqueles que moram a menos de 1 km, e aqueles que ficam a mais de 50 km. Suas descobertas aumentam as evidências crescentes de que o acesso à praia pode melhorar a saúde mental e o bem-estar.

A pesquisa sugere, pela primeira vez, que as pessoas mais pobres que moram perto do mar experimentam menos sintomas de distúrbios de saúde mental. Para o pesquisador Mathew White, psicólogo ambiental da Universidade de Exeter, esse tipo de pesquisa é vital para convencer os governos a proteger, criar e incentivar o uso de espaços costeiros. No Brasil, a área costeira tem extensão superior a 7 mil quilômetros.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Casa Vogue.
Foto destacada: Reprodução/Voz do Bico.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.