Rozeli da Silva é daquelas pessoas que nos fazem acreditar em um mundo melhor. Enfrentando todas as dificuldades possíveis, ela criou há 10 anos uma ONG que transforma a vida de quase 400 crianças pobres de Porto Alegre.

“Eu sou gari, preta, pobre, não sabia nem ler e nem escrever. Fui vítima de violência doméstica, vivi em cárcere privado, fui mãe aos 12 anos e por muito tempo, quando não era invisível, era tratada como lixo. Hoje, represento para as crianças que acolhemos a esperança de que existe sim uma saída e que quando acolhemos com amor a nossa história e a de quem está ao nosso redor, podemos mudar o mundo!” , disse Rozeli ao site Só Notícia Boa.

Através da ONG Renascer da Esperança, Rozeli oferece às crianças pobres da sua cidade o acolhimento e as oportunidades que ela mesma não teve. Ela cresceu rodeada pela pobreza e só está viva graças às doações de comida que recebia ao pedir de porta em porta. Mas hoje ela decidiu que precisava contar para o mundo que não existe criança de rua.

“Nenhuma delas brotou do asfalto, nasceu nos becos, ou foi colocada ali pela cegonha. Todas têm família e têm história. Trombadinhas ou qualquer outra ofensa não às representam”, lembra Rozeli.

Desde que começou a trabalhar como gari, Rozeli entendeu que poderia ser capaz de realizar o que um dia ela sonhou: juntar as crianças que vivem na rua e cuidar de cada uma delas, abraçando sua história, seus medos, suas inseguranças e traumas.

A ideia de Rozeli foi recebida com muito amor por várias pessoas, que a ajudaram a construir a ONG. Em 1998, três anos depois da estruturação do projeto, a ONG ganhou sua sede: duas casinhas de madeira em um grande pátio, cedido pelo presidente da empresa em que Roseli trabalhava.

Desde então tudo mudou. A ONG Renascer da Esperança hoje oferece colhimento, incentivo, educação, e recreação às crianças que antes não tinham nada. Hoje, graças a Rozeli, à ONG e aos muito aliados do projeto, essas tem esperança de uma vida melhor.

Atualmente, a ONG Renascer da Esperança cuida de mais 360 crianças e oferece reforço escolar, oficinas extracurriculares e diversas atividades… colhe frutos de um sonho que, com muita dedicação e superação, se tornou real.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Só Notícia Boa.
Fotos: Divulgação.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.